As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material. Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492. Habitaram em territórios diferentes e, portanto, nunca conviveram.
Outra diferença é a localização geográfica: os Astecas dominavam territórios no que hoje é a América do Norte (em especial no México) e parte da América Central, os Maias somente na América Central e os Incas na América do Sul.
Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.
A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus “vizinhos” maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século 12. ... Resultado: assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levou só três anos, de 1532 a 1535.
Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.
Morte de Francisco Pizarro A expedição de Pizarro nas terras dos incas encerrou-se em 1541, após seu assassinato. A morte de Pizarro foi um capítulo da disputa entre ele e Diego Almagro pelo controle de Cuzco. Esse episódio resultou de uma retaliação contra Pizarro, pois ele havia mandado matar Almagro em 1538.
Resposta. Devido a expansão marítima principalmente dos espanhóis pela América Latina. Esses estrangeiros dizimaram a cultura dessas civilizações através principalmente da escravidão e transmissão de doenças que os nativos não tinham resistência metabólica.
O flagelo "cocoliztli" atingiu o que hoje são México e áreas da Guatemala duas décadas depois de uma epidemia de varíola ter matado entre 5 e 8 milhões de pessoas, logo após a chegada dos espanhóis. Uma segunda epidemia "cocoliztli" matou metade da população restante entre 1576 e 1578.
Inti
Um ayllu (quechua ou aimara), também aillo ou ayllus, é uma forma de comunidade familiar extensa originária da região andina com uma ascendência comum - real ou suposta - que trabalha em forma coletiva em um território de propriedade comum.
É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.
Resposta. Um primeiro momento de desenvolvimento da cultura inca ocorreu após a migração para o vale de Cusco, e a fundação da primeira cidade pelo então Sapa Inca Manco Capac. Essa cidade-Estado, que cresceu conforme a expansão das guerras pelo vale, atingiu seu ápice em1438, quando Viracocha Inca funda o Tawantinsuyu ...
Os Aquedutos e sistema de irrigação de Machu Picchu Água potável, balneares e até mesmo a irrigação dos terraços agrícolas eram assegurados pelo sistema engenhoso feito pelos Incas!
Estima-se que os incas cultivavam cerca de 700 espécies vegetais. ... As principais culturas vegetais eram batata, milho, pimenta, algodão, tomate, amendoim, mandioca e um grão de alto valor nutritivo conhecido como quinua, que hoje virou febre entre os brasileiros.
A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...
A maioria das cidades incas não tem muros ao redor delas. Ao invés disso, os incas construíram fortalezas de pedra grandes perto ou ao lado de suas cidades. ... Os incas eram mestres construtores. Edifícios foram construídos para durar, e para sobreviver a catástrofes naturais como terremotos.
Em três séculos, os incas construíram um poderoso império através de seus exércitos e sua capacidade de negociação. Desta maneira, os incas tinham um sistema de comunicação eficiente e que os permitia saber o que acontecia nos seus domínios. ...
Resposta. Explicação: Porque eles realizavam sacrifícios humanos e de animais? isso era dedicado aos deuses, para agradecer uma boa colheita, para aplacar a ira de determinado deus, ou simplesmente sacrificavam os vencidos nas batalhas para comemorar a vitória e como tributo à dominação.
Arquitetura. Certamente a maior contribuição dos incas foi no campo arquitetônico. Não apenas em seus grandiosos templos, mas também suas cidades, estradas e plantações. Os degraus auxiliavam na irrigação do terreno e aproveitavam o máximo o relevo da montanha.
Esta cultura de ascender montanhas foi durante muito tempo desconhecida e, depois, ignorada. ... Por ser uma civilização andina, era natural para esses povos estarem na montanha e as considerarem sagradas. Nos Andes, a religião motivou os Incas a escalarem as montanhas.
Resposta. Eles plantavam em degraus ( terraços) nas montanhas, usando já a tecnica de curvas de nível, também utilizavam as lhamas para o transporte dos materiais. E usavam varas afiadas e arados para revolver o solo.
Resposta. desenhos com argila e fumaças .