Energia mecânica é caracterizada pela capacidade de um corpo de gerar trabalho. ... Por exemplo, numa montanha russa, o momento em que um carro sobe ao ponto mais alto, transformando energia cinética em potencial gravitacional, a medida em que sua velocidade decresce.
A Energia Mecânica é a energia que está intimamente relacionada com o Trabalho Mecânico, trabalho este realizado por uma força mecânica. Há vários tipos de Energia Mecânica: Energia Cinética , Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial Elástica.
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada nos corpos e que depende do tipo de interação e da posição que o corpo apresenta em relação à sua vizinhança. Na Física, existem basicamente duas formas de energia potencial mecânica: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica.
A energia presente nos corpos dando a eles a capacidade de realizar trabalho é chamada de Energia Potencial. Quando está relacionada aos trabalhos da força peso, a energia armazenada nos corpos é chamada Energia Potencial Gravitacional e quando está associada a uma força elástica é Energia Potencial Elástica.
Quais são os tipos de energia e suas fontes?
Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios. Energia Solar: obtida pela energia do sol. Energia Eólica: obtida pela força dos ventos. Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. ... Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos.
As fontes de energia podem ser classificadas em primárias, ou seja, extraídas diretamente da natureza (petróleo, gás natural, etc.) ou secundárias – obtidas por meio do processamento das fontes primárias (eletricidade).
Veja 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica, mesmo desligados:
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Além disso, também são dispositivos capazes de manter uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (polos positivo e negativo).
Assim, a bateria de automóvel é formada por seis pilhas ou células eletroquímicas ligadas em série de 2 volts cada, o que significa que ela possui uma força eletromotriz de 12 V.
A bateria acumula eletricidade para uso futuro. Ela desenvolve tensão a partir da reação química gerada quando dois materiais desiguais tais como as placas positiva e negativa são imergidas no eletrólito, ou seja, na solução de ácido sulfúrico e água.
Nas pilhas e baterias, estão ocorrendo transformações químicas que produzem energia elétrica, em quantidade muito inferior à produzida nas usinas de geração de eletricidade. ... Nessa época, a eletricidade era produzida por fricção (eletricidade estática), não se conhecia ainda a corrente elétrica, tal como chamamos hoje.