Entre os principais articuladores da revolta contra a administração colonial, estavam os irmãos Manuel e Tomás Beckman, cujo sobrenome foi utilizado para nomear a revolta, Manuel era dono de engenho e foi um dos grandes líderes da Revolta de Beckman.
Os dois grandes líderes, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio, foram condenados à forca e executados em novembro de 1695. O irmão de Manuel, Tomás Beckman, foi condenado à prisão pelo período de 20 anos.
No lugar onde Beckman foi enforcado, há atualmente um obelisco*. Lázaro de Melo, o traidor, cheio de remorsos, acabou se matando. Os jesuítas protegiam os indígenas, proibindo que eles trabalhassem como escravos.
Em 1684 teve início a revolta nativista chamada de Revolta de Beckman, liderada pelos irmãos Tomás e Manuel Beckman, dois senhores de engenho da região do Maranhão. A rebelião se deu por meio de uma invasão ao depósito da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, com o apoio dos comerciantes.
A Revolta de Beckman A administração portuguesa reagiu enviando um novo governador, Gomes Freire de Andrade, que, ao desembarcar em São Luís, com as forças que o acompanhavam de Portugal, não encontrou resistência. ... Apontados como líderes, Manuel Beckman e Jorge Sampaio receberam como sentença a morte pela forca.
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.