Para igualar as bases, vamos lembrar a regra da potenciação que diz o seguinte: “todo número diferente de zero elevado a zero é igual a 1.”
Para efetuar a soma ou a subtração com números em notação científica devemos somar ou subtrair os números e repetir a potência de 10. Por isso, para fazer essas operações, é necessário que as potências de 10 apresentem o mesmo expoente.
Matemática. Uma equação exponencial é uma expressão algébrica que possui uma igualdade e pelo menos uma incógnita em um de seus expoentes. Para ser considerada equação, uma expressão precisa ter pelo menos uma incógnita, que é um número desconhecido representado por uma letra, e uma relação de igualdade.
Crescimento exponencial é quando um número específico é multiplicado diariamente por um valor constante, de forma que cresce rapidamente e parece se tornar matematicamente “incontrolável”, ou exponencial. Isso significa que, à medida que a quantidade aumenta, aumenta também a taxa na qual ele cresce.
A função exponencial é a função f : R → R*+, definida como f(x) = ax, com 0 < a ≠ 1. Ou seja, a função possui domínio em R e imagem em R*+ que o conjunto dos números reais positivos e sem o zero.
1º) Pressionando a tecla Ctrl, selecione as colunas Valores de x e depois f(x)= 2^x. Solte Ctrl após copiar as células. 2º) Clique no menu Inserir no Excel. Em seguida clique na seta do botão de gráficos e escolha o tipo de gráfico como sendo: Dispersão XY com linhas retas e marcadores.
Anamorfose linear ou linearização de funções
O que é linearização ? – procedimento para tornar uma curva que não é uma reta em uma reta. – É encontrar uma relação entre duas variáveis, que satisfaça a equação da reta, ou seja, determinar os coeficientes angular e linear da reta ( ).
No estudo de sistemas dinâmicos, linearização é um método para avaliar-se a estabilidade local de um ponto de equilíbrio de um sistema de equações diferenciais não lineares ou sistemas dinâmicos discretos. ... Este método é usado em campos tais como engenharia, física, economia e ecologia.
Assim, num papel mono-log, deveremos marcar x no eixo que tem a escala linear e y(x) no eixo que tem a escala logarítmica. Dessa forma, o gráfico resultante será uma reta onde facilmente determinaremos a e b, calculando-os, a partir do gráfico.
Construção de Gráficos em Papel Milimetrado Cada par de valores (Ti ; Vi), onde i é o índice que indica a ordem da medida (i = 1,2,3,..., 9), deve ser representado por um ponto em um gráfico cartesiano do tipo y versus x, ou V versus T, pois o volume da esfera é dependente da temperatura.
A escala logarítmica (ou apenas "log") tem uma grade com linhas espaçadas assimetricamente, enquanto a escala padrão faz uso de uma divisão equidistante. Alguns dados precisam ser representados no papel pautado tradicional, outros em gráficos semi-log e outros em gráficos log-log.