Dor total é a dor interpretada não apenas como um fenômeno físico, mas como um sintoma imbuído de dimensões emocionais, sociais e espirituais.
O conceito de dor total, proposto em 1967 por Cicely Saunders, define que todos os aspectos da vida do paciente (físico, emocional, social e espiritual) concorrem para a geração da dor e a manifestação do sofrimento.
A dor física destaca-se como a espécie mais facilmente compreendida, uma vez que sua exteriorização se dá através de canais de comunicação de fácil percepção. Trata-se de uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos[2].
A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.
Opções de Tratamento para a Dor Crônica Causada pelo Câncer
Vários medicamentos podem ser usados no tratamento da dor, desde os mais fracos, que podem ser comprados sem receitas nas farmácias, como a dipirona e o paracetamol, até os mais potentes e eficazes como os anti-inflamatórios e os opióides.
A vertebroplastia estabiliza o osso e alivia a dor na maioria dos pacientes....Às vezes, esses dois tipos de tratamentos são administrados simultaneamente.