Detalhamento: o processo de restauração da obra consistiu na execução de consolidação e reforço estrutural, na fixação das partes soltas, recomposição das partes faltantes, limpeza e higienização da escultura para remoção dos contaminantes, estruturação da base, nivelamento do desgaste superficial e aplicação de camada ...
4 dicas fundamentais para preservar a sua obra de arte
· Guardar as gravuras sempre em uma posição plana. Não enrolar nem para transporte. · Cobri-las com um papel de seda (papel de Ph neutro) até o momento de serem emolduradas. · Não guardar as gravuras em sótãos ou subterrâneos, ou em lugares muito fechados ou úmidos.
Como armazenar Telas de Pintura
Aplicar, pura ou diluída, a pincel, espátula ou outra técnica sobre a superfície desejada. Seca em 20 a 30 minutos. Nas versões Fosco, Brilhante e Semi-Brilho, é próprio para dar acabamento final em pinturas feitas em tela e trabalhos manuais em geral, sobre tintas acrílicas ou a óleo.
Armazenar: “Pintura deve ser armazenado em local fresco, escuro e seco que está livre de insetos. Os ácidos nas fezes do inseto podem danificar a pintura e também alguns insetos comem as tintas, telas e molduras.
Embora o papel manteiga proporcione melhores resultados — o grafite se mantém melhor no lugar —, também se pode colocar uma folha de papel em branco sobre o desenho para protegê-lo. Deixar seus trabalhos na posição horizontal evitará dobras nos cantos, amassados, rugas e outras deformações que poderiam danificá-los.
Quadros não devem ser expostos ao calor e à luz intensa Para protege-los ainda mais, evitando danos provocados por pancadas ou pela movimentação, a sugestão é que, depois de cobertos com plástico bolha, papel de seda ou espuma de nylon, ainda sejam colocados e caixas de papelão.
Conservando materiais de aquarela • Juliana Rabelo. – Guarde em saquinhos plásticos, ou em pastas plásticas com aquele sachêzinho de silica gel. – Proteja do calor, da umidade, da poeira e do contato excessivo com as mãos. Quando for manusear a folha, pegue pelas pontinhas, com cuidado e delicadeza.
O ideal é manter tudo em uma temperatura baixa (menor que 23ºC) e com pouca umidade (menos de 65%, mas não abaixo de 15%, visto que isso pode causar ressecamento).
Melhor maneira de guardar documentos Opte por armazenar os documentos em caixas fechadas, de preferência de plástico, que possam isolar os papéis da umidade e eventual acesso de insetos como cupins e traças.
Manutenção. Para guardar sua documentação em papel, escolha um local com ambiente temperado e estável. Evite manter papéis perto de canos que possam vazar através das paredes ou do teto. Guarde seus documentos em pastas e caixas alcalinas, encontradas em catálogos de materiais de armazenamento.
Antes de guardar diplomas, certidões de casamento e outros documentos importantes num baú ou caixas, enrole-os bem apertados e coloque-os dentro de cilindros de toalha de papel. Isso evita as marcas de dobras e mantém os documentos limpos e secos. ALERTA: Nunca utilize clips ou grampos.
Antes de colocar na parede, recomendamos que os certificados e diplomas sejam emoldurados, todos da mesma maneira. A escolha de cores e do material deve casar com a decoração geral do consultório ou da clínica.
Então a melhor forma de arquivar seus impressos é usar um saco plástico como se tivesse o “encapando”, sempre cortando uma pontinha para a entrada de ar fazer a oxigenação do papel. Evite guardar sua coleção em lugares onde haja a exposição direta do sol que desbota o papel, envelhece, resseca e entorta as folhas.
No caso de documentos físicos que precisa ser mantidos na empresa, é preciso definir um local para a guarda documental – com armários, pastas e todo o material necessário para a organização. Também deve-se levar em conta as condições do ambiente, como temperatura e ventilação, para melhor preservação da documentação.
05 dicas de organização de documentos físicos
Para ter a conservação de documentos a etapa principal é ter um local adequado para armazenar esses arquivos. Geralmente as empresas colocam os documentos em salas, sem ter a preocupação se o local conta com umidade e poeira, por exemplo, fatores que ajudam para a degradação do papel mais rapidamente.
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Higienização. O primeiro passo de qualquer restauração é realizar a higienização do papel. No caso de documentos, você vai precisar passar um pano seco para retirar a poeira concentrada ali. Depois, com a ajuda de um algodão, passe em todo o papel a borracha tipo TKS ralada, com leves movimentos circulares.
Restaurando a partir de versões anteriores (pastas e arquivos)
Procedimento: aplicável a folha resgada e cortada