Sócrates (470-399 a.C.) é o grande marco da filosofia ocidental. Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. ... Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
As principais características do método socrático são a dialética e a ironia. A dialética, modelo de pensamento dentro do qual Sócrates construiu a sua concepção própria, a maiêutica, é aquele em que tese e antítese são postas uma perante a outra e, por meio da síntese, descobre-se algo de inédito.
Percebe-se que já na Antiguidade, no pensamento socrático, a linguagem se tornara objeto de estudo e interesse para os sofistas. ... Nesse diálogo, no Crátilo, Platão então abordou um assunto novo, ou seja, a linguagem, e neste momento, se concretiza que "Platão que fala pela boca de Sócrates".
Linguagem como filtro filosófico trata da questão do aprendizado da linguagem levanta algumas questões interessantes. ... O quanto a linguagem influencia o conhecimento do mundo.
A linguagem verbal é ação. Sua função básica é promover a comunicação entre duas ou mais pessoas. Na “prática de comunicação” o uso da linguagem verbal tem o objetivo de definir as condições para que a atividade prática e poiética sejam bem sucedidas.
Busca-se na referência a autores do campo da psicologia e da lingüística esclarecer se pensamento e fala provêm de origem comum, se seu desenvolvimento é paralelo, se a fala se constitui em verbalização do pensamento e se a estruturação lingüística que se processa no indivíduo é resultante da estruturação mental.
Ludwig Wittgenstein: Sobre o que não se pode falar, deve-se... Sobre o que não se pode falar, deve-se calar.
Sobre o que não se pode falar, deve-se... Sobre o que não se pode falar, deve-se calar. Para Wittgenstein, o significado de uma linguagem é dado em seu uso, e como são usos diferentes, ele fala em jogos de linguagem. ...