EQST

Como Est A Globalizaço Hoje?

Como está a globalização hoje?

Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas.

Qual é a relação entre a globalização e à pobreza?

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Quais são as críticas feitas a globalização pelo movimento antiglobalização?

Dentre as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização, podemos destacar: concentração de capital mas mãos de poucas pessoas ou má distribuição das riquezas - atualmente, poucas famílias formadas por bilionários detém grande parte da riqueza mundial.

Quais os movimentos sociais que se opõem a globalização?

Com o processo de globalização também surgiram os movimentos antiglobalização, formados por ONGs, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas entre outros. O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do globo, inclusive nos países desenvolvidos.

Quais são os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra as suas consequências atualmente?

Atualmente, os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra as suas consequências são o Fórum Social Mundial e o Ocuppy Wall Street.

O que significa dizer que os movimentos sociais constroem a identidade cultural?

Resposta. de acordo com o contato social existe uma cultura, sendo assim os movimentos sociais são uma construção do resultado da criaçao humana, o que significa que esses movimentos estão totalmente ligados a uma construção cultural.

Qual foi o espaço aberto criado pelos movimentos sociais para debater sobre a globalização e seus efeitos?

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo ...