8 melhores exercícios para a terceira idade
Por isso, máquinas como o AMT®, da Precor, podem ser bons aliados nos exercícios de idosos. Ainda é importante lembrar que, seja qual for a atividade escolhida, ela deve estar acompanhada de orientação médica.
Para atenuar essa situação, qual o tipo de exercício mais indicado para os idosos acompanhados nas unidades básicas de saúde? Atividades Aquáticas. Atividades Recreativas. Treinamento de Resistência.
A prática de atividade física é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos, pois é extremamente importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade, bem como atua na redução de dor e sintomas de doenças físicas.
Como ganhar massa muscular na terceira idade?
Antes de correr, caminhe “Comece fazendo caminhada três a quatro vezes na semana – em dias alternados – por aproximadamente 30 minutos. Aos poucos, vá intercalando a intensidade: 10 minutos de caminhada + 10 minutos de trote + 10 minutos de caminhada, ou como preferir”, recomenda o profissional de educação física.
Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.
A musculação pode ser combinada por exercícios aeróbicos, a rotina de exercícios deve ser orientada por educadores físicos e profissionais da saúde. Outra opção que pode ser incluída, são os exercícios de resistência, que também têm a capacidade de prevenir a perda de massa muscular na menopausa.