Conforme a Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS)(1), é obrigatório o cumprimento de normas para funcionamento dos serviços de radiodiagnóstico médico e odontológico, com o objetivo de melhorar a qualidade dos exames realizados, aumentando a confiabilidade dos diagnósticos ...
Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.
“Enquanto a portaria no 453 trazia no seu conteúdo princípios de proteção radiológica, responsabilidades e todos os aspectos técnicos da proteção radiológica nas diversas especialidades, incluindo radiologia convencional, mamografia, CT, fluoroscopia, odontologia e outras , a RDC 330, tem no seu conteúdo os princípios ...
Providenciar os equipamentos de proteção individual De acordo com a Portaria 453/98 da SVS/MS, os EPIs obrigatórios são avental e protetor de tireóide plumbíferos (de chumbo) quando os técnicos em radiologia não puderem se abrigar em bimbos ou cabines de comando.
Estratégias de prevenção e controle de infecções para a sala de RM
Quais são os principais EPIs de proteção radiológica?
Quais São os Componentes do Aparelho de RaioX?
Cuidados para a segurança em radiologia odontológica
Existem métodos que reduzem a exposição às radiações, e são eles: Tempo, blindagem e distancia; Hábitos de trabalho; Sinalização; Monitorização; Utilizar sempre técnicas adequadas, evitando a repetição de raios; Utilizar sempre o dosímetro pessoal, Posicionar-se atrás de biombo ou cabide de comando, Utilizar acessórios ...
Ambos precisam de avental de chumbo. O avental de chumbo é que vai controlar as doses de radiação durante o raio-x. Ele é obrigatório segundo a determinação que coloca como necessário reduzir a dose nos pacientes e na equipe. A exposição dura em média 5 segundos e, o avental garantirá a radioproteção.
A radiação – e em especial a radiação ionizante, presente no Offshore – acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos ou contaminados por ela. Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Sua vantagem é ter uma meia-vida curta (6,02 horas); assim, a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, sem que haja danos significativos ao paciente. No entanto, ele não é um exame de rotina e possui um preço muito elevado, sendo feito somente quando a gravidade da doença justifica a exposição à radiação.