A síndrome angio-osteohipertrófica (AOH) é uma síndrome vascular esquelética congénita (CVBS) caracterizada pela presença de uma malformação vascular num membro, principalmente do tipo arteriovenoso, que resulta num sobrecrescimento do membro afectado.
As osteoartropatias são processos degenerativos crônicos . O importante é estabilizar a articulação acometida, o uso de calçados anatomicamente adequados, obtendo uma melhora da marcha. Com essas alternativas, podemos ter uma proposta terapêutica mais amena em medicamentos como anti-inflamatórios.
A osteoartropatia hipertrófica (OAH) é uma alteração sistêmica que acomete os ossos, articulações e partes moles, sendo, na maioria das vezes, secundária a alguma doença, geralmente intratorácica(1-7).
A artropatia degenerativa do manguito rotador é o colapso da articulação glenoumeral secundário à lesão crônica maciça do manguito rotador, ocasionando: ascensão da cabeça umeral, destruição articular, alterações do líquido sinovial, cistos subcondrais, achatamento do tubérculo maior, osteófitos, acetabulização do arco ...
Processo degenerativo significa desgaste das articulações, normalmente relacionado a artrose.
O conceito de doença osteoarticular degenerativa pressupõe anormalidade na cartilagem hialina, que determina sintomatologia de variável intensidade e comprometimento da função. O quadro clínico rece- be a designação de artrose, osteoartrose ou, como é preferido atualmente, osteoartrite (OA).
Nova tabela | Reflexo no valor do benefício