Em 1832 o inglês Henry Stephens inventou um fluído preto-azulado que depois foi desenvolvido e deu origem à fábrica de tintas dessa marca. A Pelikan, fundada em 1838 na Alemanha, pode ter sido a primeira fábrica de tintas de escrever a usar anilina como base de tintura.
O inventor do papel foi T'sai-Lun e o inventor de tinta foi Tien-Lcheu. Em 2607 a.C., Tien-Lcheu, um grande pensador e filósofo chinês, simplificou a escrita. Ele criou um líquido escuro para marcação em pedras e papéis.
Amostras de tinta ocre foram coletados em grandes conchas de abalone, na caverna de Blombos. Segundo os Arqueólogos, os primeiros seres humanos podem ter aplicado a mistura de tinta em sua pele para a proteção ou simplesmente decoração.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos. ... Tinta – componentes básicos: as tintas são compostas basicamente por: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos.
A tinta aderia às superfícies de maneira uniforme e não escorria. Os pigmentos (ou cores) eram feitos a partir de varias coisas como pedras moídas, pedras precisas e plantas. Os artistas moíam essas coisas até virarem um pó fino e depois misturavam esse pó com líquidos como óleo ou água para fazer tinta.
No Antigo Egito a pintura aplica-se a espaços arquitetônicos, especialmente àqueles relacionados com o culto dos mortos, como túmulos de faraós. ... Mesmo assim, a pintura cerimonial de tumbas é certamente a mais lembrada até hoje. Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável.
Esfinge é nada mais do que uma imagem mitológica, na maiorias das vezes representa um faraó. Servia como fonte protetora das pirâmides e templos.
Usavam materiais da natureza, como pó de minérios, para fazer as pinturas. Elas eram feitas em pirâmides, registrando faces de faraós, ou temas da sociedade egípcia associados a religião (deuses, vida após a morte) com escritos em hieróglifos.
A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil. ... As figuras típicas dos murais egípcios, de perfil mas com os braços e o corpo de frente, são produto da utilização da perspectiva da aparência.
Na representação da figura humana, o rosto era sempre apresentado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente. Isso nos dá um certo ar de irrealidade. O tronco era apresentado de frente mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse é um aspecto bem curioso e chama-se lei da frontalidade.
As primeiras representações do homem pelo próprio homem, que temos conhecimento, remetem à origem da própria arte, são pinturas parietais, no Paleolítico Superior, cerca de 40000 a 10000 a.C. Assemelham-se a sombras projetadas, materializadas nas paredes da história e evidenciam as formas de apresentação do homem ao ...