Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo
Medite e reze. Encontrar seu animal espiritual é um exercício sobrenatural e espiritual. Faça uma sessão de meditação ou de rezas para se concentrar, possibilitando qualquer chance de se comunicar com o animal espiritual. Faça-o em um lugar natural, como uma pradaria ou uma praia.
Uma pessoa só pode ter um animal de poder, mas outros animais podem “tomar” esta função de alerta e proteção momentaneamente na vida da pessoa, dependendo da situação que esteja vivendo, para dar orientações e auxiliar nas ações necessárias.
Despertando o animal de poder Vá para o seu quarto, em algum lugar tranquilo e pacífico. Sente no chão ou deite-se na cama. Ligue em volume baixo, alguns sons da natureza ou músicas com tambor, para que os seus chacras comecem a se conectar entre si.
Mas como descobrir seu animal de poder? Através de vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores, o veículo pelo qual os xamãs fazem sua viagem a outros mundos, é possível acessar uma força ancestral para que a presença desse ser venha ao nosso conhecimento.
Tenha sempre em mente que independente de você ter seu nome espiritual, o mais importante é trabalhar sua alma. Vá com calma, seja humilde e peça ao Universo para colocar um Mestre em sua vida. Seu coração vai saber que ele ou ela é de verdade. Não confie em quem tenta te vender algo que já é seu.
Os lobos são animais que vivem em matilha, cuidam uns dos outros como em uma família e estão sempre determinados em seus objetivos. Por isso mesmo, muitas pessoas escolhem fazer a tatuagem de lobo para indicar esses valores: respeito à família e determinação.
Para algumas tribos, os totens servem para registrar a história de um grupo – considerados um símbolo de identidadade; para outras, são objetos de culto em cerimônias religiosas e sociais, que incluem a troca de presentes entre líderes indígenas.
Os índios é que foram apresentando e dando nome aos animais, como por exemplo a capivara, o tamanduá, a cutia, o pirarucú, o jabuti; e às frutas, como o cacau e o cajá. ... A coivara, por exemplo, porque isso foi aprendido com os índios, de como plantar, como colher.
Palavras indígenas incorporadas ao Português
Indígena ou aborígine, como ensina o dicionário, quer dizer "originário de determinado país, região ou localidade; nativo". Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos.
Palavras que vêm das línguas indígenas
A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ...
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.
Açaí, bacuri, cupuaçu, caju, cacau, goiaba, graviola, jenipapo, jabuticaba, pitanga, etc. Muitos nomes de frutas e plantas são de origem indígena, porém como é comum falarmos no dia a dia, não procuramos a fundo da onde veio.
Acará – designação genérica de grande família de peixes da Amazônia. Arribação – diz-se de quando o peixe sobe o rio para desovar; piracema. ... Arumã – planta cujas fibras são ótimas para fazer trabalhos de cestaria, muito procurada pelos índios e artesãos.
Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que: mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si; são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.
As religiões animistas (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas) compunham o imaginário religiosos dos povos indígenas.
Cada nação indígena possui crenças e rituais religiosas diferenciadas. Porém, todas as tribos acreditam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. ... Algumas tribos chegam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficam os objetos pessoais.
O culto dos mortos era rudimentar. Algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não houvesse cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro (igaçabas), encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis.
A cultura indígena abarca a produção material e imaterial de inúmeros e distintos povos em todo o mundo. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras.