Auguste Comte
Para Comte, o positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial, processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799).
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
Resposta. O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Esta corrente defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento confiável e verdadeiro, ou seja, só pode-se confirmar uma teoria se os fatos ali mostrados sejam comprovados cientificamente.
Características: Só acreditavam em teorias comprovas pela ciência, descartando as crenças, eram relacionados a ideias de progresso da civilização e achavam que a sociedade tinha que passar por etapas sucessivas que levariam a um progresso constante.
Resposta. Resposta: "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso, por fim".
Lei dos três estados de Comte Com base nas ideias positivistas, Comte criou e fundamentou as três Leis dos estados. O autor afirmava que as sociedades passariam por três estados de pensamento, com algumas características fortes e dominantes. Os três estados são: o teológico, o metafísico e o positivo.
A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.
Quais são os três estudos que cabem a metafísica?
Ontologia significa “estudo do ser”. A palavra é formada através dos termos gregos “ontos” (ser) e “logos” (estudo, discurso). Consiste em uma parte dafilosofia que estuda a natureza do ser, aexistência e a realidade, procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser”.
Na Filosofia, o termo Ontologia possui sua origem na Metafísica, segundo Aristóteles é a Filosofia Primeira que trata do estudo do ser enquanto ser. Apropriando-se da obra de Chauí (2003), a palavra ontologia é formada por outras duas: onto que significa “o Ser” e logia, “estudo ou conhecimento”.