O café foi impulsionado muito além de reduto original no Vale do Parnaíba,sendo expandido até chegar à sua grande zona de produção na metade do século XIX,o oeste paulista. A cultura do café proporcionou a construção da primeira estrada de ferro do país,a Estrada D.
Resposta: devastação da mata nativa e a expulsão dos índios de seus territórios,muitos índios morreram pois não aceitavam sair de seus territórios.
O maior benefício é que foi o café que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930, criando vagas de emprego para muita gente.
O Brasil é o maior produtor mundial de café. ... Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.
O Ciclo do Café foi um período da história do Brasil durante o qual a produção cafeeira teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país. Muitas cidades passaram por grandes transformações, como a construção de estradas de ferro, a industrialização e a chegada de imigrantes europeus.
A política de valorização do café teve início em 1906, diante de uma oferta excessiva que ameaçava a rentabilidade do produto. Em três ocasiões, 1906, 1917 e 1921, através da compra e armazenamento temporário de sacas excedentes, os governos estadual e federal lograram sustentar o preço externo do café.
O Convênio de Taubaté foi a reunião dos presidentes dos estados produtores de café para encontrar uma solução à queda do preço do produto. ... Nele, os órgãos do Estado ficariam responsáveis pela compra do café a um preço mínimo, garantindo a renda dos cafeicultores.