crossorigin="anonymous">
A indústria de laticínios oferece uma grande variedade de produtos que podem ser fabricados, como leite pasteurizado, manteiga, queijo, doce de leite, creme de leite, iogurte, e outros.
A Nestlé manteve a liderança na captação de leite em 2019, com 1,48 bilhão de litros. Mas, sua captação caiu 8,3% em relação ao ano anterior. O Laticínios Bela Vista, dono da marca Piracanjuba, manteve a segunda colocação do ranking, com crescimento de 5,1%.
Como se classifica a indústria de laticínios leite e seus derivados) presente no processo da questão anterior? ... a) ( ) Industria de base ou de bens de produção. b) () Industria de bens de capital ou intermediários. c) ) Industria de bens de consumo duráveis.
ITALAC
"Não sendo possível dar fórmula até os 3, após os 2 anos pode receber um leite integral ou um composto lácteo", orienta Virgínia. A especialista também esclarece que o composto lácteo não é um vilão da boa alimentação, como deu a entender o guia do Ministério da Saúde.
Neila Richards – O leite de vaca não faz mal porque é um dos alimentos mais completos e nobres que existem e contém todas as proteínas e aminoácidos essenciais para uma boa nutrição.
Os Melhores Leites em Pó em 2018
Dentro do leite pasteurizado há o leite tipo A, cuja principal característica é ter ordenha mecânica e ser pasteurizado e embalado ainda na propriedade. "Ele tem melhor qualidade, chega mais fresco ao consumidor. Já os outros ficam até 48 horas refrigerados na propriedade.
O leite pasteurizado tem vida média de prateleira de 5 dias e necessita ser mantido sob refrigeração. ... O leite que sofre o processo UHT tem uma vida de prateleira de 180 dias antes de ser aberto, pois possui envase hermético e asséptico. Após aberto, deve ser consumido em até 3 dias e mantido sob refrigeração.
Recentemente, algumas empresas vêm lançando linhas de leite UHT (leite de caixinha) sem nenhum tipo de aditivo.
A Nestlé acaba de alterar a formulação de suas linhas de leite longa vida, vendidas no Brasil com as marcas Molico e Ninho. A partir de outubro, a empresa deixa de utilizar estabilizantes nesses produtos.
O citrato de sódio, único aditivo permitido no leite UHT, é um estabilizante natural cujo emprego em alimentos está previsto no Codex Alimentarius, conjunto internacional de normas que tem como signatários a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), ...
Ingredientes: Leite integral, estabilizantes: trifosfato de sódio (INS 451i), citrato de sódio (INS 331iii), monofosfato monossódico (INS 339i) e difosfato dissódico (INS 450i).
Na hora da compra, Fernanda diz que é essencial verificar a data de validade do leite e o aspecto da caixa. “Ela não deve estar amassada nem vazando. Precisa estar íntegra e com o lacre da tampa fechado”, ensina. Outra questão que merece ser observada: em quanto tempo o produto deve ser consumido após aberto.
O processo não afeta a composição do leite, portanto, continua sendo um alimento saudável e cheio de nutrientes. Levando isso em conta, um dos principais mitos do leite de caixinha é que, no momento do processo, todas as suas propriedades se perdem por conta da temperatura, tornando-o maléfico para a saúde.
Benefícios do leite
A ingestão de leite causa pedras nos rins. A nutricionista Patrícia conta que o cálculo renal está, sim, relacionado ao cálcio, mineral presente em abundância no leite e derivados. "O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e ocasionar cálculo nos rins", explica.
Há estudos que mostram que crianças que não tomam leite têm maior risco de fratura, menos estatura e massa óssea menor, sem contar o risco aumentado de adquirir osteoporose ao longo da vida.
“Pessoas que são intolerantes possuem deficiência ou não produzem a enzima que vai ajudar a quebrar a lactose, mas isso não as impede de consumir algo que tenha leite ou derivados. Atualmente, é possível fazer uso de enzimas que o paciente pode tomar ou adicionar ao alimento na hora de consumir”, esclarece o Prof.