Eis agora quais são.
A maioria dos efeitos do ácido láctico no desenvolvimento da fadiga muscular resulta do aumento da concentração de íons de H+ e consequente diminuição do pH, decorrente da rápida dissociação do ácido láctico.
Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).
Tontura pode ser sintoma de várias doenças. Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
A ajuda psicológica pode ser aplicada quando a falta de animo e motivação não são originadas por causas orgânicas, ou seja, não existe uma doença do corpo. Um profissional poderá ajudar a identificar a possibilidade de depressão, distimia, ou outro quadro que possa estar apresentando estes sintomas.
adjetivo Desprovido de ânimo; sem entusiasmo; falto de coragem ou vontade; desencorajado. Que denota ou demonstra desânimo; abatimento: chegou a escola com uma atitude desanimada. Sem que haja envolvimento daqueles que estão presentes: festa desanimada. Etimologia (origem da palavra desanimado).
Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:
A falta de vontade para encarar o início de uma nova semana ou dias chuvosos e nublados parece ser um convite para passar mais alguns minutos na cama. Mas, em algumas pessoas, essa obsessão em ficar na posição horizontal pode ser sintoma da clinomania – distúrbio caracterizado pelo desejo excessivo de ficar deitado.
2) Descanse e pratique exercícios físicos. Em alguns casos, a preguiça pode ser resultado de cansaço e falta de energia. Se esse for o seu caso, você precisa dar a si mesmo o descanso e o sono que precisa. Além disso, busque fazer bastante exercício físico.
A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.
Busque por momentos de alegria e viva cada minuto de lazer com intensidade. Veja algumas dicas: fazer uma atividade física, assistir a filmes e seriados, encontrar com amigos ou pessoas diferentes ou jantar em um restaurante. Tudo isso ajuda a amenizar o desânimo que o trabalho tem causado.
Leia e releia sempre que pensar em desistir ou em sair da “fila”.
11 alimentos que dão energia para estudar