Phillipe Pinel foi o principal percussor do processo de mudança que possibilitou o surgimento do alienismo na sociedade moderna. Ele integrou a corrente que constituiu o saber psiquiátrico por meio da observação e análise sistemática dos fenômenos perceptíveis da doença.
O alienismo, que surge na virada do século XVIII para o século XIX , representa a resposta da ciência médica à questão da loucura, redescrita como alienação mental – isto é, como uma doença que deveria ser tratada por um tipo especial de medicina, segundo os paradigmas do tratamento físico-moral pineliano e da teoria ...
Philippe Pinel (1745-1826) é considerado o fundador da psiquiatria. Pai da primeira revolução psiquiátrica. Sua imagem foi celebrizada num quadro por Robert Fleury, onde êle aparece com Pussin liberando os doentes mentais das correntes.
2.
Com o surgimento do Segundo Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM, Bauru, SP) que trabalhava “Por uma Sociedade sem Manicômios,” o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil, em 1987, começava a tornar-se realidade, assim como o início de um processo de intervenção, em 1989, em um ...
No século XIX, iniciou-se a transformação da Saúde Mental do Brasil, onde as discussões em relação aos transtornos mentais ganharam força. Nesse período o doente mental era considerado um perigo para a sociedade, por isso, era ele excluído da sociedade.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros.
Na segunda metade do século XIX, começou-se a estudar a ansiedade por meio da mente humana. Nesse período, o termo pânico foi descrito pela primeira vez na psiquiatria. O termo utilizado por um dos pioneiros da psiquiatria inglesa, Henry Maudsley (1835-1918), em 1879, foi “pânico melancólico”.