Era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar.
No final do século XIX, as idéias socialistas chegaram até a Rússia, através do Partido Social-Democrata, criado em 1898, que passou a abrigar os socialistas russos - entre eles Vladimir Ilich Ulianov, popularmente conhecido como Lênin.
Resposta. pós a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). ... Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas.
Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, em 1914, várias consequências recaíram sobre a Rússia, com a desorganização econômica, a fome e a pobreza, os protestos contra o império e, finalmente, a renúncia por parte do czar, em 1917.
A partir desse episódio, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, iniciaram-se mudanças no sistema econômico russo. Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.
Como o levante que, há um século, destronou um dos impérios mais antigos da Europa entusiasmou movimentos operários e anarquistas e causou agitação na política brasileira. A Revolução Russa, que resultou no colapso da autocracia russa e deu origem ao primeiro Estado socialista do mundo, completa 100 anos em 2017.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Paz, Pão e Terra
Os Bolcheviques eram os socialistas radicais, que queriam implantar direta e rapidamente o socialismo na Rússia. Os Mencheviques eram os socialistas que queriam implantar o socialismo gradativa e democraticamente.
a Defendiam a ideia revolucionária da guerra armada para chegar ao poder. b Defendiam a ideia revolucionária da luta desarmada para chegar ao poder. d Defendiam a ideia evolucionista de se chegar ao poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições. ...
Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo. Os Mencheviques defendiam uma revolução burguesa contra czarismo,liderada pela duma. Já os Bolcheviques eles defendiam a revolução socialista,a instalação da ditadura do proletariado.
Os mencheviques(em russo: меньшевики́) pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
Mencheviques- esse grupo defendia que o melhor caminho era o estabelecimento de alianças políticas entre trabalhadores e burguesia liberal para conquistar o poder. Também entendia que era necessário esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para dar início à ação revolucionária dos trabalhadores.
Os mencheviques defendiam a queda do czarismo na Rússia e a implantação do socialismo no país. Porém, os mencheviques acreditavam que esta transição deveria ocorrer gradualmente, através de reformas políticas e econômicas.
O grupo simpatizante das ideias de Lênin, os bolcheviques (que mais tarde dariam origem ao Partido Comunista da União Soviética - PCUS) se opuseram aos objetivos pregados pelo grupo capitaneado por Martov, que defendia que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando legalmente das atividades políticas.
A ideia principal desses dois grupos era derrubar a Monarquia do Czar, termo atribuído aos monarcas do Império Russo. ... Os revolucionários Bolcheviques e Mencheviques, conseguiram tirar do poder a monarquia do czar, cada um com seu papel, e criaram a União da Republicas Socialistas Soviéticas.
Assim como a Revolução de Fevereiro derrubara a autocracia czarista substituindo-a por um sistema liberal-burguês a de outubro implantou o regime operário-socialista. A entrada dos guardas vermelhos no palácio de inverno, em Petrogrado, aonde o governo provisório se reunia, marcou o triunfo dos Bolcheviques.
Resposta. O governo liberal (mencheviques e burguesia) não atendeu as exigências básicas do povo, resumidas no lema "Paz, pão e terra", ou seja, não houve a saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial, a reforma agrária, garantia de melhores salários e distribuição de gêneros alimentícios de primeira necessidade.
Os Mencheviques chegaram ao poder depois da revolução de março de 1917 ,quando Nicolau II foi afastado . No entanto ,o fato dos mencheviques terem insistido para que a Rússia participasse da Primeira Guerra Mundial fez com que eles perdessem o apoio popular .
Liderados pelo socialista moderado Alexander Kerenski, o governo provisório controlado pelo partido menchevique tinha como principal objetivo transformar a Rússia em uma República parlamentarista democrática.