A DENTIÇÃO PERMANENTE é formada por 32 dentes. ... Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores (do fundo), temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º pré-molar, 2º pré-molar, 1º molar, 2º molar e 3º molar ou dente do siso.
Os primeiros dentes decíduos aparecem na cavidade bucal entre 4 e 10 meses de idade, estando a primeira dentição completa por volta do 30º mês de vida.
Foram aplicadas as 10 fases da mineralização proposta por Nolla (1960) sendo elas: estágio 0: ausência de cripta; estágio 1: presença de cripta, estágio 2: calcificação inicial da coroa; estágio 3: 1/3 da coroa completa; estágio 4: 2/3 da coroa completa; estágio 5: coroa praticamente completa; estágio 6: coroa completa ...
Os primeiros dentes erupcionados foram os incisivos centrais inferiores. A média de erupção no sexo masculino foi de 9,7±1,9 e, no feminino, de 9,5±1,9 meses, ambas corrigidas para a prematuridade (p=0,98).
Perda precoce dos dentes A queda antecipada dos dentes de leite pode deixar a criança sem essa estrutura durante um longo período. Esse cenário pode afetar a posição dos dentes restantes, causar a perda de espaço e também a mastigação, e até ocasionar o desalinhamento dos dentes que vierem posteriormente.
Veja bem, os caninos, estão ligados ao fígado e à vesícula biliar, já os incisivos superiores e inferiores, estão associados aos rins, bexiga e orelhas. Quando a dor for nos dentes molares, pode haver algum problema em seu estômago, baço ou pâncreas.
Quatro Tipos Diferentes de Dentes, Seus Nomes e Suas Funções
Os dentes são divididos em quatro quadrantes na boca, com a divisão ocorrendo entre as arcadas superior e inferior horizontalmente e ao longo da linha média da face, verticalmente.
Nome e numeração dos dentes
Os adultos têm 12 molares permanentes – seis na mandíbula inferior e superior, e as crianças têm oito molares primários . Os últimos molares a entrar em erupção são dentes do siso, ou terceiros molares, que geralmente ocorrem entre as idades de 17–21 .
Segundo pré molar inferior (35 e 45): A coroa destes dentes são maiores que as do primeiro pré molar inferior. Por isso normalmente possuem duas ou três pontas (cúspides).
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Os terceiros molares (dentes de siso) apresentam-se, na maioria das pessoas, em número de (04) quatro. Sendo (02) dois superiores (um direito e um esquerdo) e (02) dois inferiores (um direito e um esquerdo). Geralmente esses dentes sofrem erupção, ou seja, “nascem”, em torno dos 17 aos 20 anos de idade.
Um dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Se não removidos podem trazer vários problemas como por exemplo a formação de quistos e tumores.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Nos primeiros molares inferiores, apesar de sua grande maioria apresentar-se com duas raízes , o número de canais radiculares pode variar do seguinte modo: a) dois canais na raiz mesial e um canal na raiz distal; b) dois canais na raiz mesial e dois canais na raiz distal; c)três canais na raiz mesial e um na raiz ...