A URSS, sigla cujo significado é União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi criada em 30 de dezembro de 1922 e dissolvida em 26 de dezembro de 1991. A União Soviética era formada por 15 repúblicas que ocupavam metade da Europa Oriental e um terço do norte da Ásia.
Resposta: Foi extinto os países de alinhamento socialista, como a própria União Soviética e o país no sul da europa conhecida como Iugoslávia.
O fim do Socialismo no Leste Europeu foi causado pelo crescimento do capitalismo no mundo . Os países socialistas precisavam de bens de consumo ,estavam atrasados em relação aos outros países da Europa ,este foi um dos fatores que impulsionaram a grande revolução de 1989.
No dia 21 de dezembro, os líderes de 11 das 15 repúblicas soviéticas reuniram-se em Alma-Ata, então capital do Cazaquistão, para referendar a decisão da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia e oficializar a criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e o fim da União Soviética.
Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.
Em 8 de dezembro, ocorreu a assinatura da dissolução da União Soviética entre os líderes da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Em seguida, foi formada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que consistia em reunir as antigas repúblicas que formaram a URSS. Dos 15 países, 12 retificaram o tratado.
Frente a estes problemas, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos de reforma na URSS: a perestroika e a glasnost. ... Glasnost: a "liberdade de expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo para a população, retirando a forte censura que o governo comunista impunha.
A glasnost deu novas liberdades à população e sobretudo maior liberdade de expressão - uma modificação radical, visto que o controle da liberdade de expressão e a supressão da crítica ao governo eram até então elementos centrais no sistema de governo soviético.
A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação (abertura) econômica. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava falhando e sentiu que o sistema socialista necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika.
A perestroika e glasnost simbolizaram as tentativas de Mikhail Gorbatchev em por fim à crise que atravessava a URSS. ... Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava.
Foi a reestruturação econômica da união soviética. A proposta foi liberar o comércio exterior,os preços, a moeda, eliminar os limites da fabricação de produtos, liberação da importação de produtos estrangeiros, etc.
A Perestroika fracassou em abrir a economia russa por vários fatores. O primeiro foi a resistência dos políticos liberais e dos comunistas em aceitar estas medidas. Segundo, a indústria russa estava muito defasada em relação à Ocidental e, de repente, se viu sem subsídios.
O Estado continuava sendo o principal proprietário, mas a propriedade privada era permitida em setores secundários da produção. A retomada do crescimento era projetada por meio da transformação de indústrias militares em civis, voltadas para a produção de bens de consumo e de investimentos estrangeiros.
Resposta. Resposta: As principais características da política interna do governo de Gorbatchev estiveram relacionadas a duas palavras russas que indicavam as tentativas de mudanças no sistema soviético: perestroika e glasnost. Em russo, perestroika tem o significado de reestruturação.
A Revolução de Fevereiro de 1917 caracterizou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. A consequência imediata foi a abdicação do Czar Nicolau II. ... A Revolução de Outubro foi liderada por Vladimir Lenin e se tornou a primeira revolução comunista marxista do século XX.
Resposta. As principais medidas adotadas por Gorbatchev para solucionar a crise da União Soviética foram a Glasnost e a Perestroika. ... Perestroika: visava a diminuição da burocracia econômica, além da modernização da União Soviética e abertura econômica.
Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial.
Resposta: Fim da União Soviética. O Fim da URSS desenrolou-se a partir do momento em que Mikhail Gorbachev assumiu a liderança do partido comunista soviético, em 1985. ... O seu colapso, na virada dos anos 1980 para os anos 1990, aconteceu em virtude da falência do modelo socioeconômico e político comunista.
Resposta. Explicação: O estado soviético se entregou e desistiu completamente após a vitória dos Estados Unidos.
Mikhail Gorbatchov foi responsável por criar as medidas conhecidas como Perestroika e Glasnost. As ações foram responsáveis por realizar abertura política no país e tentar reestabelecer a economia.
A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando de Vladimir Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim no ano de 1991.
A Guerra do Afeganistão (de 1979), a Glassnost, a Perestroika, e os nacionalismos na Europa Oriental foram os principais fatores que contribuíram para o fim da URSS.
Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso.
Em toda fase de transição dos regimes de governos e a queda do socialismo aconteceram várias transformações e mudanças, no entanto, a mais importante delas ocorreu na segunda metade da década de 80, quando, em 1989, houve a queda do Muro de Berlim, esse fato marcou o fim da Guerra Fria e o começo da implantação de ...