Angelo Agostini
As histórias em quadrinhos no Brasil (também chamadas de HQs, gibis, revistinhas, ou historietas) começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras.
4 passos para saber como fazer uma história em quadrinhos
História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
Resposta. Os olhos grandes e coloridos e a forma com que se ler é idêntico a uma hq normal, porém, ao invés de se ler da esquerda para a direita, lê-se da direita para a esquerda, essas são umas das principais características do mangá japonês.
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. ... As tirinhas também são muito comuns na última página dos gibis.
O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
O gênero tirinha é constituído pela linguagem verbal e não verbal que agregadas produzem o sentido do texto. Sendo um gênero agradável e de fácil análise linguística, leitura e interpretação textual, é bem instigante para o aluno que, na maioria das vezes, cria uma aversão à leitura.
c) Para captar o humor que o autor tirinha pretende transmitir, o leitor deve inferir que o homem tatuado entregou sua lista de compras ao tatuador em vez do desenho que desejava ter estampado em sua pele.
Olá! A informação implícita responsável pelo humor da tira "Conspiração", de Cibele Santos, que segue em anexo, é o fato de o marido da mulher à esquerda ter certo apego pela camisa de estampa florida presente na tirinha.
O humor da tira é produzido por um mal-entendido entre os personagens .
Resposta. O que provoca o humor da tira é a resposta irônica dada pelo tigre à pergunta feita por Calvin no último quadrinho. Na sua pergunta, Calvin queria demonstrar que se considera um ótimo filho e que, portanto, sua mãe não precisaria de outro.
O humor da tira se deve ao fato de os pais do garoto não terem se separado um do outro, mas sim do próprio filho. Essa revelação inusitada quebra a nossa expectativa e produz humor.
A polissemia é o termo usado para designar as palavras que tem a mesma grafia, porem pode possuir vários significados. Assim, a palavra porca pode ser uma rosca do parafuso, que na tirinha seria usado para consertar o brinquedo do menino, como também pode ser a porca (animal), que era a expressão que o menino conhecia.
Resposta: O humor pode ser mudado por qualquer acontecimento social ou pensamento sobre algo. Explicação: mudamos nosso estado de humor pelo o q sentimos ou pensamos, se estamos contentes com algo nosso estado de humor é alegre mas se vc está guardando algo para si mesmo isso pode mudar seu estado de humor do nada.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
Características da linguagem formal: Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.