“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.
Gritos, birras e choros incessantes passam a fazer parte do seu comportamento. Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos 2 anos” ou “terrible two” (“terrível dois”, em tradução livre). Ela não é mito e faz parte do desenvolvimento do bebê. Nessa hora, é necessária uma boa dose de paciência dos pais.
O que fazer quando o bebê só quer colo de mãe?
Para atingir esse objetivo, você pode:
Geralmente, os bebês começam a fase de estranhamento entre o 6° e o 9° mês de vida. Eles passam a encarar profundamente algumas pessoas ou a se esconder nas pernas dos pais. O estranhamento, contudo, é uma etapa normal do amadurecimento da criança.
O que Fazer Para Tirar o Costume do Colo Procure deixá-lo em locais que possa te observar de longe, converse com ele e interaja com brinquedos e formas atrativas. O caminho é mostrar que ele estará protegido e perto da mamãe mesmo que esteja em um carrinho.
Agora que já sabe o porquê desse mau comportamento, saiba quais são as 5 melhores dicas para lidar com crianças birrentas:
Sono. O sono e o cansaço pode ser outro motivo para o choro acentuado do bebê. Nos pequenos, qualquer leve mudança na rotina como uma visita ao pediatra ou dia de vacina é suficiente para deixá-los exaustos. Nesses casos, é importante conduzir o bebê para um descanso adequado – mesmo se ainda não for noite.
Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.
O choro do bebê pode revelar desde fraldas vencidas até necessidades emocionais. ... Os especialistas definem o choro como um sinal perfeito: o som é constante e alto o suficiente para chamar a atenção de quem estiver em volta. E as crises se manifestam toda vez que algo não vai bem.
Leia também:
É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.
Como dissemos acima, os soluços fazem parte do desenvolvimento do sistema respiratório do bebê, que, enquanto está no ventre, respira por meio do cordão umbilical. Os soluços se dão em razão das contrações feitas pelo diafragma em resposta a estímulos dentro do útero.
com quantas semanas o bebê começa a escuta Pesquisas mostraram que, enquanto alguns bebês reagem ao som em até 24 semanas, a maioria começa a responder ao ruído externo entre 26 e 30 semanas de gestação.
25ª Semana de Gravidez Pode também sentir cãibras, mas é normal, embora as possa evitar.
Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom. Entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.
Você só conhecerá essa sensação entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, quando o útero já se projeta no abdômen, próximo à região do umbigo. Antes desse período, até a 12ª semana, o órgão fica na altura do osso púbico e impossibilita que a mãe perceba a movimentação da criança.
O bebê já está na barriga da mãe, mas é quase imperceptível. Exceto por alguns sintomas de gravidez que já podem aparecer, como seios doloridos e inchados, cansaço, sonolência e náuseas. O sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal do bebê começam a se formar.