EQST

O Que O Que Cistostomia?

O que é o que é Cistostomia?

É um procedimento para retirada de urina da bexiga quando o paciente está impossibilitado de esvaziar sozinho. É utilizado um dispositivo de látex ou silicone para introdução pela via urinária até a bexiga, retirando a urina.

Como funciona a Cistostomia?

O Cateterismo Suprapúbico , Vesicotomia ou Cistostomia, é o procedimento que estabelece a drenagem (saída) da urina por meio da introdução de um cateter tipo Foley de forma percutânea ou pela incisão da parede abdominal anterior até a bexiga.

Quais os cuidados de enfermagem com sonda vesical de alívio?

Como manter a sonda e o saco coletor limpos

  1. Evitar puxar ou empurrar a sonda vesical, pois pode provocar feridas na bexiga e na uretra;
  2. Lavar a parte exterior da sonda com água e sabão 2 a 3 vezes por dia, para evitar que as bactérias contaminem o trato urinário;

Qual a função da sonda vesical de demora?

Este tipo de sonda está indicada quando é necessário promover o esvaziamento constante da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realizar irrigação vesical ou para diminuir o contacto da urina com lesões de pele próximas à região genital.

Como desobstruir uma sonda nasogástrica?

Em caso de desobstrução da SNE não há consenso na literatura em relação a melhor opção de tratamento, encontra-se a possibilidade de utilização de água morna a 37ºC ou em temperatura ambiente, uso de bicarbonato e enzimas pancreáticas.

Qual a diferença de sonda Nasogastrica para naso enteral?

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

Como alimentar uma pessoa com sonda Nasogastrica?

A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.

Quais riscos da gastrostomia em pacientes idosos?

Normalmente a colocação de gastrostomia no contexto de pacientes idosos, é o de colocação permanente, para o resto da vida, pois as causas que motivaram a colocação normalmente são irreversíveis, como a incapacidade para engolir, que chamamos de disfagia.

Quais os cuidados de enfermagem com a gastrostomia?

O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

Como limpar a sonda de gastrostomia?

Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.

Como cuidar do granuloma na gastrostomia?

Não se deve deixar a gaze secar: porque se secar, pode puxar o estoma e causar dor ao ser removida. Não se deve lavar/limpar o sal da pele depois depois de remover a gaze. Se o granuloma estiver significantemente inflamado, deve se considerar o uso de creme de hidrocortisona (0.