Caravaggio foi um dos maiores artistas do barroco italiano que viveu no século XVI. Dono de uma personalidade forte e um estilo extravagante, grande parte de sua obra chocou a sociedade. Sua pintura foi considerada revolucionária para a época, seja nas técnicas utilizadas, seja nas pessoas retratadas.
Uma das obras-primas de Caravaggio é a Medusa, uma pintura a óleo sobre tela montada sobre madeira, que retrata o rosto da Medusa, personagem da mitologia grega, com serpentes na cabeça. Supõe-se que o modelo foi o próprio Caravaggio, que teria pintado sua careta refletida em um espelho.
Milão, Itália
Sua pintura retrata os personagens bíblicos com as feições das pessoas comuns que ele observava nas ruas de Roma. Ele utilizava modelos comuns como prostitutas, mendigos e crianças de rua para retratar passagens Bíblicas. ... Caravaggio enfrentou momentos de miséria, produzindo seus quadros em série e os vendendo na rua.
Em 28 de maio de 1606, o autor de Flagelação de Cristo e David com a cabeça de Golias matou na capital italiana o procurador e mercenário Ranuccio Tomassoni, com quem duelou após uma briga causada por uma desavença num jogo.
18 de julho de 1610
18 de fevereiro de 1564
1. Caravaggio. uso da perspectiva com grande maestria.
A pintura é inspirada no mito de Narciso, que Ovídio narrou na obra Metamorfoses. O jovem era extremamente bonito mas foi alertado por um oráculo para nunca olhar o reflexo do seu próprio rosto. Depois de desprezar o amor das ninfas, elas resolveram castigá-lo e mostrar a sua imagem na superfície de um lago.
88 anos (1475–1564)
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
- Presença de temas profanos e religiosos. - Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte. - Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais. - Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada. ... O termo “maneirismo” advém do italiano “maneira” que significa “maneira”, ao referir-se ao estilo próprio de cada artista.
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
Principais características do maneirismo Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
De certa forma o Maneirismo foi uma tentativa de conciliar a espiritualidade da Idade Média com o realismo da Renascença. O estilo é fortemente palaciano, pelo menos em sua origem, seus principais expoentes participavam dos círculos ilustrados das cortes e eram eles mesmos muitas vezes perfeitos intelectuais.
O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.
Maneirismo foi o movimento de arte que teve lugar imediatamente após o Renascimento, no século 16. Caracterizou-se pela concentração na maneira. O estilo levou à procura de efeitos bizarros que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.
Valendo-se dos mesmos elementos do Renascimento, mas com um espírito totalmente diferente, criam uma arte de labirintos, espirais e proporções estranhas, que são, sem dúvida, a marca inconfundível da arte maneirista.