Lançado há pouco no Brasil, o filme O jogo da imitação devolve o protagonismo a Turing. Ele comandou um seletíssimo grupo de superdotados que buscava decifrar o código do Enigma, sistema criptográfico usado pelas forças alemãs para transmitir mensagens a seus homens no campo de batalha.
Pouco antes da guerra, no início da década de 30, os poloneses organizados no chamado Biuro Szyfrów (polonês para Birô de Decodificação) conseguiram decifrar pela primeira vez o segredo da Enigma, utilizando fórmulas matemáticas, chegando a criar um rival da máquina alemã, o Ciclômetro, que decifrava suas mensagens.
Arthur Scherbius
A máquina era usada para criptografar todas as comunicações militares alemãs. Os aliados, e também os alemães, acreditavam que o código secreto da Enigma era indecifrável. O matemático inglês Alan Turing e sua equipe do Bletchley Park decifraram o código durante a Segunda Guerra Mundial.
7 de junho de 1954
A máquina eletromecânica de Turing, que prenunciava o computador, decodificou o Enigma, código "impossível de decifrar" que os nazistas usavam para transmitir ordens para sua cadeia de comando. A existência de Bletchley Park, local de trabalho de Turing, ao norte de Londres, permaneceu em segredo até a década de 1970.
Arthur Scherbius
O que são Jogos de Imitação: * 0 pontos. (a) São jogos realizados individualmente, com o objetivo de conhecer mais a si mesmo. (b) Os jogos de imitação são jogos em que os participantes incorporam em si o papel de determinado personagem, o prazer está em se passar pelo outro.
Objetivos