A conjuntiva é a membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (a camada fibrosa resistente e branca que cobre o olho), até a extremidade da córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila – ver estrutura e função dos olhos).
A Conjuntiva é uma membrana mucosa, fina e transparente que recobre a parte branca do olho (esclera) e também as pálpebras, internamente. Sua função é proteger a superfície ocular de agentes externos e manter a lubrificação ocular, uma vez que o muco produzido pela conjuntiva ajuda a evitar o ressecamento do olho.
Exérese de tumor de conjuntiva é a remoção cirúrgica de um tumor na mucosa que reveste o olho e/ou pálpebras, que podem ser benignos ou malignos.
Localizada no centro da retina, é muito bem irrigada de sangue e possibilita, através das células cônicas, a percepção das cores. Líquido transparente que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino, sua principal função é nutrir estas partes do olho e regular a pressão interna.
Os olhos apresentam forma de uma esfera com 24 mm de diâmetro, 75 mm de circunferência, 6,5 cm3 de volume e peso de 7,5 g. Eles estão protegidos em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas e pelas pálpebras. Assim, eles ficam protegidos de lesões e as pálpebras impedem a entrada de sujeiras.
Constituída de um tecido transparente, a Córnea recobre a parte da frente do olho e tem a função de focalizar a luz, visto que funciona como uma lente sobre a íris e pupila.
No fundo do olho próximo ao centro há uma pequena depressão, onde existem apenas cones, que é chamada de fóvea (Figuras 1 e 2). Esse é o local onde a imagem se forma com maior nitidez. O eixo que liga a pupila à fóvea é conhecido como eixo óptico. Os impulsos nervosos são transmitidos pelo nervo óptico.
Verificado por especialistas A projeção da imagem de um olho normal ocorre na retina, de lá ela irá por impulsos nervosos até o centro da visão pelo par de nervo craniano oftálmico.
Resposta: O foco visual da hipermetropia se forma depois da retina.
É quando o foco se forma depois da retina. E o astigmatismo é quando o foco visual, ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos. Pode ser antes e depois da retina. E isso gera uma dificuldade longe e perto.
Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto (ver mal objetos próximos). Esta anomalia é um tipo de erro refrativo.
Lentes Simples: adequadas para a correção da presbiopia em indivíduos emetropes, com baixo grau de ametropia e que não precisam de correção para a visão de longe. Lentes Bifocais: são normalmente prescritas para pessoas com presbiopia que necessitam também de uma correção para miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.
Pode também acontecer se já tiver miopia, porque a presbiopia é tipicamente causada pela perda de flexibilidade do cristalino, enquanto a miopia, na maioria dos casos, é causada pela forma (mais alongada) do olho. Juntamente com a córnea, o cristalino é responsável pela refração da luz no olho e por focar na retina.
Institucional - eÓtica. As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
Astigmatismo: causa uma visão embaçada e distorcida; Presbiopia: dificulta a nitidez e o paciente não enxerga objetos mais próximos; Miopia:dificuldade para enxergar de longe. Hipermetropia: dificuldade de enxergar de perto.
A diferença é que a presbiopia pode afetar pessoas a partir dos 40 anos, devido o envelhecimento natural do cristalino do olho. Já hipermetropia não tem idade definida para o seu surgimento, por isso pode, afetar crianças, jovens e adultos.
Uma pessoa pode ter Hipermetropia, Astigmatismo e Miopia ao mesmo tempo? É possível que uma pessoa tenha miopia, hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo, porém não em um mesmo olho. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro.
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
Possíveis causas A presbiopia é causada por um endurecimento da lente do olho, que pode ocorrer à medida que a pessoa envelhece. Quanto menos flexível fica a lente do olho, mais dificuldade tem em mudar de forma, para focar as imagens corretamente.
A presbiopia acontece devido ao desgaste natural dos nosso olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Com isso, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos.
O grau de presbiopia varia de 0 a 3graus. Conforme a nossa idade ele vai aumentando progressivamente e, de uma forma geral, entre os 60 e 70 anos atingimos o grau máximo de presbiopia.
Presbiopia (CID 10 - H52. 4) é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.
As lentes de contato para monovisão são uma de várias formas de as pessoas corrigirem a presbiopia à medida que envelhecem. A fim de resolver a dificuldade de mudar a focagem entre perto e longe, uma lente de contato é graduada para a visão de perto e a outra lente de contato para longe.
Lentes multifocais devem ser ajustadas exatamente de acordo com o tamanho da pupila. No entanto, quando se trata de presbiopia, às vezes os óculos com lentes progressivas são a melhor escolha. ... Em geral, quem já usa lentes de contato tem mais facilidade com lentes de contato multifocais.
E a melhor solução para optar pelo uso de lentes de contato para corrigir sua presbiopia é utilizar o que ela chama de visão balanceada, ou monovisão, que consiste em usar uma lente com foco para longe, no olho dominante, e uma lente com foco para perto no olho contralateral.
Agora você já sabe que as melhores lentes de óculos para vista cansada são as lentes multifocais. Também é possível corrigir a presbiopia usando lentes bifocais ou um óculos para perto e outro para longe.