O HTP é um teste psicológico que analisa certos traços de personalidade, e quais são as áreas que estão em conflito dentro de nós, os nossos sentimentos e a projeção de nós mesmos. Este teste só pode ser aplicado por Psicólogos.
O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.
Embora não percebamos, ao desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa trazemos à tona elementos que estão guardados no nosso inconsciente por vários motivos. ... Especificamente serve para expressar o “eu” em relação ao ambiente familiar (como é uma casa ou uma árvore) e as pessoas nas proximidades.
Normalmente, nos desenhos, eles notam a sua qualidade de percepção e detalhes. Por exemplo, mandam te desenhar uma casa, com uma árvore ao lado, etc… ... Existem pessoas que não fazem um chão por exemplo, desenham uma casa e uma árvore no “ar”. Enfim, é só uma forma de avaliação que pode ser útil.
O desenho da árvore é um teste de projeção gráfica lançado por Karl Koch que afirma que o desenho da árvore é uma grafologia menos sutil, menos elaborada, mas que em alguns casos permite ver o que a pessoa não consegue.
Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança ou bastante reflexivos. Ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.
Mais que um passatempo, o desenho infantil revela os sentimentos da criança, como é o convívio com a família e pessoas próximas, e até mesmo com pessoas das quais ela prefere manter distanciamento. Interessante não? Compreender o que um artista tão jovem e em pleno desenvolvimento quer expressar é uma tarefa possível.
A localização do seu desenho tem muita relação com a sua autoestima. ... Se seu desenho está na parte superior esquerda da folha, você tem autoestima elevada, é muito emocional. Se seu desenho está na parte superior direita da folha, você é uma pessoa dominante que parte para conflitos e não teme o imprevisível.
O desenho pode ser muito simples: uma casa, um homem, um animal... E ainda assim, cada vez que você pergunta o que ele desenhou, ele lhe conta uma história diferente. O desenho torna-se o meio que lhe permite deixar sua imaginação falar, se expressar, inventar uma história.
Os traços dos rabiscos inconscientes Traços geométricos: correspondem a figuras geométricas simples (triângulos, quadrados, retângulos, etc). Se não tem decorações ou relevos, falamos de pessoas que reprimiram seus sentimentos e tentam lidar com tudo através da razão.
Significado de Desenho substantivo masculino Representação a lápis, a tinta etc., de objetos e figuras, de paisagens etc. Arte que permite efetuar essas representações: curso de desenho. Delineação dos contornos das figuras. Disposição, ordenação geral de um quadro.
A criança está equilibrada quando seu desenho é grande, com linhas contínuas, com a pressão dos traços adequada e no centro da folha. A figura retratada em tamanho maior e com mais detalhes é a mais importante. É importante pedir para a criança desenhar “uma família” e não a “sua família”.
Elas podem indicar um rumo que você pretende tomar em sua vida. Se voltadas para cima, indicam que sua vida está sendo orientada para os outros. Quando voltadas para baixo, querem dizer que você está voltado para dentro de si mesmo. Á esquerda, indicam foco; à direta, planos para o futuro.
Desenhar flores, ou um céu cheio de nuvens e o sol indica que você está bem satisfeito com as coisas que estão acontecendo em sua vida e fantasia as coisas boas que estão te esperando no futuro. Esses rabiscos revelam sua atitude positiva diante das coisas e o bom-humor.
Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça. Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso (a) e seguro (a) de si. Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia, mas não sabe bem como usá-la".
"Cubos: Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso(a). Pelo contrário: você é criativo (a), motivado(a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar. Desenhar um cubo dentro do outro demonstra frustração com alguma coisa ou alguém".
Desenho da figura humana: para que serve Uma intensa experiência demonstrou que os desenhos da figura humana representam uma profunda e íntima expressão da personalidade de quem desenha. Quando um sujeito tenta “desenhar uma pessoa”, deve resolver diferentes problemas e dificuldades procurando um modelo ao seu alcance.
Quando desenhadas em proporção, indicam que há um bom desenvolvimento emocional e que a criança se sente amada e aceita. De fato, uma árvore com muitas raízes é geralmente um sinal de um apego positivo. No entanto, crianças com menos de 9 anos de idade às vezes não desenham as raízes.
Uma analogia com as árvores ajuda-nos a compreender os benefícios da Psicologia para o indivíduo. As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.
A árvore simboliza o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar, e pode subitamente inverter o seu significado de árvore da vida para árvore da morte. A árvore também representa o caráter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração.
A copa é a parte estrutural da árvore que contém e dá sustentação às folhas, que são o componente que transforma a energia radiante do Sol em substâncias orgânicas por meio da fotossíntese. ... Há uma grande diversidade de forma e arquitetura das árvores e de suas copas.