O famoso "frio na barriga", por exemplo, está relacionado a alterações na sensibilidade das vísceras, na perfusão sanguínea destas e na liberação de hormônios e de secreções digestivas, entre outros fatores. Outro exemplo interessante é a úlcera péptica.
O corpo todo está sob alerta e há uma rápida liberação de adrenalina. Como respostas imediatas, ocorre diminuição da circulação do sangue na área do abdômen, contração do estômago e liberação de uma maior quantidade de ácido. Tudo isso causa aquela sensação momentânea do "frio" e a barriga encolhe.
Causas comuns de dor no pé barriga – baixo ventre Infecção urinária (cistite) e cólica menstrual são as causas mais comuns. Quadros diarreicos, como gastroenterite viral ou intoxicação alimentar, também podem provocar dores nessa região, mas geralmente estas são mais dispersas por todo o abdômen.
Se dorme de bruços É um tipo de posição que está associada com segurança – mas, para a sua informação, não é a melhor escolha para a sua lombar. As pessoas que dormem de bruços são duronas – aceitam muito e reclamam pouco.
De bruços Muito usada para eliminar desconfortos, como cólicas e gases, pode gerar outros problemas, como o torcicolo. A postura sobrecarrega a coluna. Com braços esticados (7%) - É fácil entender por que a posição ganhou o nome de "queda livre", no melhor estilo caiu-ficou.
Existe posição ideal para dormir? Há quem prefira dormir de lado, de barriga para baixo ou para cima. Porém, a má postura durante o sono pode causar vários problemas, como dores nas costas, nos ombros e no pescoço, câimbras, apneia do sono e má circulação, por exemplo.
Riscos do Bebê Dormir de Bruços Não é recomendável que os bebês durmam de bruços. Geralmente, essa posição pode ser perigosa e está associada à síndrome da morte súbita infantil, um fenômeno que ocorre quando os bebês morrem sem explicação durante o sono.
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo.
O bebê nunca deve dormir de bruços, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas quando o pequeno estiver acordado e atento, colocá-lo nessa posição pode trazer benefícios físicos e motores. Isso poderá ser feito já no primeiro mês de vida, por períodos bem curtinhos.
Para isso, coloque a criança de bruços em um lugar seguro, como por exemplo um tapete de brincar, para que ela descubra como erguer a cabeça e, aos poucos, como se virar e rolar.
O bebê pode dormir de bruço a partir dos 6 meses, quando já consegue rolar sozinho para o lado.
Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.
Posição ideal para o bebê dormir O motivo pelo qual dormir com a barriga para cima é considerada a melhor posição para o bebê é porque ela permite uma respiração melhor, além de evitar que algo acabe por obstruir as vias respiratórias enquanto a criança estiver dormindo.
A causa da SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente) é a combinação de diversos fatores de risco, como imaturidade do sistema cardíaco e respiratório, capacidade de acordar diminuída, exposição a fatores ambientais de risco, como cigarros (passivo), e da posição de dormir (barriga para baixo ou de lado).
10 dicas para ajudar a prevenir Síndrome da Morte Súbita em bebês
A morte súbita do recém-nascido ou Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada, durante o sono, mais comum em crianças entre o segundo e o quarto mês de vida. Não existe previamente nenhum sinal consistente indicando que o bebê está em risco de vida.
Quando os bebês podem usar travesseiro O travesseiro deve ser feito de um material que deixa o corpo respirar adequadamente, como o algodão. É melhor evitar materiais como o poliéster porque pode dificultar a oxigenação e esquentar muito a área da cabeça e do pescoço.
Só quando o bebê completa seis meses, os pediatras liberam o uso de travesseiro. Mas o acessório deve ser adequado para bebês. Ele deve ser fino e pequeno, não ultrapassando 3 cm de altura. O pescoço da criança não pode ficar muito elevado.
Qual travesseiro ideal para o seu bebê?
"Nessa fase as crianças devem ser orientadas a dormir sempre de lado, alterando de um lado para o outro, com um travesseiro mais semelhante ao de um adulto e que possa preencher completamente o espaço entre sua cabeça e o colchão.
De acordo com os especialistas, nos primeiros meses de vida não há necessidade de colocar travesseiro no berço do recém-nascido, sendo o mais indicado dormir em uma superfície firme, plana e macia, acomodando bem a coluna do bebê. A partir dos seis meses, a criança já pode usar um travesseirinho.
A posição certa para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, com a barriguinha para cima. Colocar a criança de barriga para baixo (bruços) ou de lado não deve ser uma opção.