O pênis permanece com a glande exposta após a remoção do prepúcio ( pele que cobre a glande, ou cabeça ). Geralmente o edema permanece por 1 a 2 semanas em média.
O tratamento da balanopostite é muitas vezes igual ao da balanite, que é a inflamação apenas da cabeça do pênis, em que é indicado o uso de pomadas corticoides, como Hidrocortisona, antifúngicas, como Cetoconazol, Itraconazol ou Clotrimazol, ou pomadas antibióticas, como Clindamicina.
Veja como colocar a camisinha masculina corretamente.
Pode ser por rotura do freio balamo-prepucial, que quando acontece vem acompanhado de dor e irritação local; ou de causa inespecífica, geralmente da vesícula seminal e nesse caso não há motivo para se preocupar, apenas acompanhar.
Balanite é a inflamação da mucosa que reveste a glande (cabeça do pênis) associada ou não a uma infecção, que ocorre especialmente em homens portadores de fimose. Quando essa inflamação afeta somente o prepúcio (a pele que recobre a glande), chama-se postite.
Para diminuir o edema é importante seguir as orientações de manter o pênis para cima e aplicar gelo por 10 minutos de 2/2h. Coloque o gelo dentro de um saco e enrole em um pano limpo, assim você evita molhar a área operada.