Pode haver uma pequena hemorragia (sangramento) pela vagina, nos primeiros dias após a cirurgia, que se devem à cicatrização da cúpula da vagina. Assim, é normal haver um corrimento após a histerectomia, que é de cor acastanhada, escasso e sem cheiro associado.
A retirada desses pontos deve ser realizada por um profissional de saúde após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia.
A cinta pode lhe dar mais conforto e segurança para se movimentar após a cirurgia. Com este intuito pode colocá-la logo nos primeiros dias após a cirurgia. Mas precisa ter o cuidado de não utilizar uma cinta muito apertada nos primeiros dias, principalmente antes do intestino funcionar, para não prejudicar.
Como elimina-los? É muito comum ter gases após uma cirurgia abdominal, principalmente nos primeiros dias. Pode usar Luftal e procurar andar bastante, para auxiliar a eliminar os gases .
Isso porque é comum que o intestino funcione mais lentamente após uma cirurgia. O tipo de anestesia é um dos fatores que leva a essa alteração. Outro efeito comum em qualquer tipo de cirurgia é o surgimento de gases abdominais, levando também a um estofamento do estômago.
Gases após uma cesárea Levantar-se e andar um pouco vai ajudar o sistema digestivo a começar a se mover novamente. Se os sintomas forem graves, o enfermeiro pode dar medicamentos com simeticona, substância que permite que as bolhas de gases se unam mais facilmente, facilitando sua expulsão.
Gases Pós-Parto – Remédios e Hábitos Caseiros Ingira muito líquido, sobretudo água – de oito a dez copos por dia; Beba líquidos quentes pela manhã, como chá de ervas, por exemplo; Descanse o máximo que puder.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
Comer alimentos ricos em fibras, como ameixa, manga, mamão e uvas é uma ótima maneira de acabar rapidamente com a prisão de ventre, além de beber bastante água. Assim, uma dieta rica em fibras e eventualmente alguns laxativos leves poderão ser utilizados nos primeiros 3 dias.
Dormir de lado ou de barriga para cima A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.