Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.
Tem mais depois da publicidade ;) Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.
Resposta. Tudo depende da força intermolecular das substâncias. Se elas tiverem forças diferentes são insolúveis se iguais solúveis.
Cite 4 substancias soluveis na agua e 4 insoluveis
Solubilidade dos sais em água
b) Sal praticamente insolúvel É um sal cuja capacidade de dissolução em água é tão pequena que, sempre que prepararmos esse tipo de mistura, ela será denominada de heterogênea, por apresentar duas fases (a água e o sal).
Cloreto de sódio
AgNO3
- continuando a seguir a linha vertical encontramos a curva do cloreto de sódio e podemos verificar que a 10 ºC são solubilizados 40 g do sal.
Resposta
Mesmo sendo compostos Iônicos (sofrem dissociação em água), eles podem ser solúveis ou praticamente insolúveis em água. Observação: É importante ressaltar que não existe nenhum sal insolúvel, assim estamos afirmando que uma quantidade muito pequena dele se dissolve em água.
Quando se dissolve nitrato de potássio em água observa-se um resfriamento.