O culto dos mortos era rudimentar. Algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não houvesse cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro (igaçabas), encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis.
Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo. Algo análogo ao que ocorre no Brasil, quando os xamanismos indígenas passam a se defrontar com o credo católico ou protestante.
Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
Confira os 8 principais deuses indígenas da cultura brasileira
Conhecendo os deuses da mitologia indígena brasileira
- Hunab Kú: principal deus para os maias. ... Era filho de Hunab Kú (deus supremo da religião dos maias). - Kukulkán: deus do vento. - Kinich Ahau: deus do Sol.
Netuno
Como o panteão grego, os deuses romanos eram governados por um deus patriarcal do céu que jogava raios. ... Para a guerra, os gregos reconheciam Ares, enquanto os romanos homenageavam Marte. Os deuses do mar eram Netuno em Roma e Poseidon na Grécia; em cada tradição, o deus do mar era também irmão do deus soberano.
A principal diferença entre os seres humanos e os deuses na antiga grécia seria a sua imortalidade, pois os deuses e titãs seriam seres de vida eterna. ... Os deuses em sua maioria habitavam o monte Olimpo, onde Zeus governava soberano, com exceção de Hades que habitava o que poderíamos chamar de inferno.
A mitologia greco-romana se originou da junção das religiões grega e romana. As duas se fundiram por apresentarem aspectos semelhantes; as suas tradições, por exemplo. ... A mitologia tornou-se única entre os dois povos – gregos e romanos. O que difere uma da outra são os nomes dos deuses.
SEMELHANÇAS: As únicas semelhanças dessas duas mitologias são as características pessoais de cada deus e personagens das mitologias. Apesar das diferenças linguísticas e geográficas, eles mantiveram os mesmos elementos míticos, lendas e costumes ancestrais.
Existe uma diferença fundamental: os gregos baseavam suas crenças nos mitos, já os romanos dedicavam atenção sobretudo aos rituais. Por isso, há muito mais registros de deuses originalmente gregos que romanos.
mitologia grega: é um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas; ... mitologia africana: nessa à a presença da extensão do território que é divida em regiões, cidades, estados, tribos, culturas e grupos.