Resposta. Resposta: grupos de oposição mais conservadores, compostos pelas elites dominantes e por setores das Forças Armadas, não aceitaram que Jango tomasse posse, sob a alegação de que ele tinha tendências políticas esquerdistas.
O governo de João Goulart foi um dos mais atribulados da história da República Brasileira, pois foi marcado por conspirações militares, desajuste econômico com altíssima inflação, tentativa de aplicação de reformas de base, aproximação com as esquerdas que almejavam a via revolucionária, entre outros acontecimentos.
Podemos afirmar que as reformas de base propostas por João Goulart começavam com a Reforma Agrária e a criação do Estatuto do Trabalhador Rural. Além disso, o mesmo também pretendia uma Reforma educacional, para combater o analfabetismo e adotar novos dogmas na educação.
20-(FURG RS/2006) São acontecimentos relacionados ao Governo João Goulart, exceto: a) liderou ampla resistência ao Golpe Militar conduzindo o. Brasil a uma guerra civil. b) o plebiscito nacional que fez retornar o sistema.
a: Respondendo de acordo com o texto, as medidas propostas pela reforma de base deste autor era "um conjunto de ações governamentais que deveriam promover a reforma agrária, a reforma fiscal e a reforma bancária, entre outras.
João Goulart foi o 24º presidente do Brasil e seu governo estendeu-se de setembro de 1961 a abril de 1964. Muito conhecido como Jango, o político gaúcho assumiu a presidência após a renúncia de Jânio Quadros, em um cenário de grande crise política.
Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político e agrário. Devido à Guerra Fria, já no final da década de 1950 a sociedade brasileira se debatia na dicotomia ideológica esquerda e direita.
Os diversos setores da sociedade eram contrários às reformas de base presentes no governo de João Goulart porque acreditavam que elas eram um largo passo que traria o socialismo para o Brasil.
Com as Reformas de Base, Jango pretendia alterar as estruturas da sociedade brasileira baseada na concentração de terras, propriedades e rendas, basicamente, além de propor algumas alterações na participação política da população.
Já o candidato à presidência eleito, Jânio Quadros, era antípoda ao projeto político, herdeiro do varguismo, das Reformas de Base. ... A instabilidade política do governo de Jânio Quadros levou-o à renúncia do cargo de presidente da República, em 25 de agosto de 1961.
Resposta: Desagradaram os grupos de direita, que as viam como ameaças à livre-iniciativa, ao lucro das empresas privadas e à propriedade – em razão da reforma agrária. Para esses grupos, as reformas de base comprovavam que Jango queria instalar um governo de feições comunistas no Brasil e se mobilizaram para o golpe.
A Marcha foi idealizada pelo deputado federal Antônio Sílvio Cunha Bueno, do Partido Social Democrático de São Paulo, como uma espécie de resposta conservadora ao comício da Central, com o intuito de mostrar aos articuladores do golpe que havia uma base social de apoio ao movimento deles.