As mudas sadias devem ser plantadas em covas previamente preparadas, adubadas e colocadas com o colo cerca de cinco centímetros acima do nível do solo, devendo-se fazer, a seguir, uma irrigação com 20 litros de água por planta.
O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular.
A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá.
Faça sulcos na terra e espalhe as sementes, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato. Seguidamente, borrife água sobre a terra, sem encharcar, mas repetindo o procedimento sempre que a terra estiver seca. O tempo para que as sementes comecem a germinar varia de 15 a 20 dias.
Dicas práticas para o plantio do Maracujá
Não é necessário plantar as sementes em grande profundidade, 2 cm são suficientes. Coloque as sementes nos buracos e cubra-as com uma camada fina de solo. Umedeça o solo imediatamente após o plantio; Depois de plantar as sementes, tudo o que você precisa fazer é fornecer água ocasional, quando o solo estiver seco.
Caso seu vaso for grande e você vá plantar muitas sementes, faça muitos buracos e neles todos você coloca 3 sementes, após isto é só enterrar. Agora você começa a ser pai ou mãe, regue ela todos os dia assim que você acorda mas se chover deixe ela lá sem regar.
Utilize uma sementeira para produzir as mudas ou realize o plantio diretamente no local definitivo. Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem.