As mulheres contaminadas com o vírus da zika podem continuar amamentando seus bebês, já que nada prova que existe um risco de transmissão, declarou nesta quinta-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os medicamentos mais indicados são Paracetamol e/ ou Dipirona para controlar a dor nos músculos e nas articulações, no entanto outros como Cloridrato de Tramadol e Codeína podem ser indicados quando os primeiros não são suficientes para aliviar os sintomas.
Além de febre e mal-estar, o vírus chikungunya pode provocar complicações no longo prazo, como inflamações nas articulações, que causam dores fortes, inchaço e limitação de movimento. São sintomas parecidos com os da artrite reumatoide.
Durante a gravidez, a microcefalia pode ser diagnosticada através de ultrassom (que mostra imagens do corpo do bebê). Para diagnosticar microcefalia durante a gravidez, o teste de ultrassom deve ser feito a partir do segundo trimestre e até o começo do terceiro trimestre.
O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança.
Então, muitas vezes, depois da 30ª, 32ª semana é que objetivamente pode começar a ver indícios da microcefalia, quando a mulher, por exemplo, é infectada com dois meses, dois meses e meio de gestação o que seria aproximadamente 10 a 12 semanas.
Apesar do bebê poder ser atingido em qualquer fase da gestação, os riscos são maiores quando a infecção da mãe acontece nos primeiros trimestres de gravidez, isso porque o bebê ainda está em fase de desenvolvimento, havendo maior risco de aborto e morte do bebê ainda no útero, enquanto que nos últimos trimestres de ...
Por outro lado, essa fase da vida demanda cuidados específicos em caso de contato com o vírus. Toda grávida infectada, por exemplo, precisa permanecer em observação até a hora do parto, independentemente do momento em que foi picada pelo Aedes aegypti ao longo dos nove meses e da gravidade dos sintomas.
Chikungunya: a infecção pelo chikungunya, no período gestacional, não está relacionada a efeitos teratogênicos. Existem raros relatos de abortamento espontâneo. Mulheres que adquirem chikungunya no período intraparto podem transmitir o vírus a recém-nascidos por via transplacentária, transmissão perinatal.
Os principais sintomas da chikungunya sãofebre, dor nas articulações, forte dor de cabeça, dor nas costas, arrepios, dor muscular, náusea e vômito e manchas vermelhas pelo corpo. Se você começar a apresentar esse tipo de combinação de sintomas, procure um médico imediatamente.
Os repelentes com IR3535 são os mais seguros do mercado para grávidas e crianças e podem mesmo ser usados a partir dos 6 meses de idade. A desvantagem é que têm um tempo de ação curto, de cerca de 4 horas. Um exemplo de repelente com IR3535 é a loção antimosquito ou o Xtream spray da Isdin.
A dengue na gravidez é perigosa, pois pode interferir na coagulação sanguínea, o que pode fazer a placenta se desprender e resultar em um aborto ou um parto prematuro. Porém se a grávida for bem orientada por um médico e seguir o tratamento corretamente não haverá riscos nem para a gestante ou para o bebê.
Uma pessoa que sofreu choque por conta da dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito.
As medidas para prevenir as picadas do mosquito Aedes aegypti precisam ser reforçadas. Por isso, as gestantes devem manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e repelentes indicados para o período da gestação.
Saiba como prevenir o zika e a microcefalia
Grávidas e crianças podem, sim, passar repelente na pele. “Os produtos de uso tópico, à base de DEET, com concentração entre 10 e 50%, são considerados seguros para as gestantes em todos os trimestres”, assegura Adriana.
Para o tratamento de uma pequena alergia à picada de inseto, recomenda-se passar gelo no local por até dez minutos e, no máximo, uma pomada como Polaramine, Andantol, Polaryn ou Minâncora, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias.
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.