Os jônios, jônicos ou iônios são um dos povos da antiguidade que auxiliaram na formação da cultura grega (ciência, filosofia e arte). Além deles, os aqueus, os eólios e os dórios tiveram um papel preponderante na construção do mundo grego na antiguidade.
História Geral. Os primórdios da civilização grega estão relacionados ao processo de ocupação dos povos arianos que chegaram à Hélade, por volta de 2000 a.C.. Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região após se deslocarem sucessivamente atrás de pastagens que suprissem seus rebanhos.
Os jônios ou jónios, também conhecidos como jônicos ou jónicos e iônios ou iónios, eram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso e foram depois para a Ásia Menor pela chegada dos dóricos.
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..
Os micênicos desenvolveram cidades muito bem fortificadas, diferentemente das cretenses, e isso aponta a existência de uma cultura militarista naquela civilização. As grandes cidades micênicas foram Micenas, Tirinto e Argos, nas quais o centro administrativo e o comercial também concentravam-se nos palácios.