Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
O melhor e mais prático é ter disponível a equação IDF (Intensidade-Duração-Frequência) do local onde será implantada a estrutura a ser dimensionada. As equações IDF são construídas a partir de registros históricos de alturas de precipitação x duração.
b) Intensidade de precipitação: é a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação expressa, geralmente em mm. h-1 ou mm.
As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação. A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável.
Chuvas de projeto Chuva crítica é a chuva em que o par (duração, intensidade pluviométrica) causa o maior escoamento superficial na bacia hidrográfica. É imprescindível para determinação correta O método de distribuição adotado, a chuva padronizada influi diretamente no hidrograma de uma bacia.
Como séries longas de descargas ob- servadas são escassas, os hidrogramas de projeto são usualmente determinados através de modelos de transformação chuva-vazão, tendo em vista que, em geral, há disponibilidade de registros mais longos de precipitação. ... Os modelos chuva-vazão têm como entra- da dados de precipitação.
Se um evento hidrológico como, por exemplo, uma cheia, é igualada ou excedida em média a cada 100 anos terá um período de retorno T = 100 anos.
Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.
α = L / A1/2 • L: comprimento do talvegue (hm); • A: área da bacia (ha). Sb1: α = 5,96 / (9,6)1/2 = 1,9 (bacia intermediária, nem arredondada e nem alongada). Sb2: α = 4,95 / (5,1)1/2 = 2,2 (bacia intermediária, nem arredondada e nem alongada). 1/ß2 (região montanhosa) = 1,33 (tabelado);
A vazão máxima suportada pelo tubo é calculada pela seguinte fórmula: d = diâmetro adotado em metros; I = declividade da tubulação; n = 0,013, valor adotado para tubos de concreto.
A saber: - vazão média diária (Q ): Q = P. qpc méd méd 86.
Medimos a vazão volumétrica utilizando unidades como metros cúbicos por segundo e hora (m³ / s, m³ / h) ou litros por segundo e hora (l / s, l / h). Você pode calculá-lo usando a velocidade do fluxo e a seção transversal de um tubo ou o volume conhecido ao longo do tempo.
Na hidrodinâmica, a vazão, por sua vez, consiste na quantidade de fluido que passa por unidade de tempo em um determinado local. ... Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.
Vazão ou caudal (ou ainda, "débito") é o volume e/ou massa de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa. ... Com a área a em m² e a velocidade de escoamento v em m/s, vazão é dada em m³/s.
A fórmula para calcular a Pressão é a seguinte: F = é a força exercida (em N); S = é a área (m²); A unidade do SI é Pascal (Pa) equivale a N/m². Através da fórmula acima é possível perceber que quanto menor a área, maior será a pressão exercida pela força.
2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm.
Pressão parcial dos gases
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.