Resposta. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
DAMA
Pode-se dizer, sim, que a dama é a peça mais forte do jogo e que, devido a sua grande mobilidade, tem um valor de referência equivalente a 9 peões (a torre vale 5 peões, o bispo um pouquinho mais de 3 peões, o cavalo vale 3 peões), mas o valor do rei é incomensurável.
O Xadrez tem as peças: peão, cavalo, bispo, torre, rei, rainha. Seu objetivo: matar o rei (fazer cheque mate) e existe vários tipos de cheques no xadrez. Já a dama só existe um tipo de peça. E seu objetivo é comer todas as peças do adversário.
substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem mover-se para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário. ... Em inglês, a expressão xeque mate é traduzida por checkmate.
Passos
Empate
Xeque-mate (em persa شاه مات, significando rei se render), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
Sempre se inicia o jogo com as peças brancas - isso é importante para a anotação do jogo. Depois que as peças brancas fizerem seu movimento é a vez das pretas. O jogo continua com as cores alternando movimentos, as brancas depois das pretas e as pretas depois das brancas.
O jogo de Xadrez é disputado por duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos diferentes. Cada tipo de peça move-se de forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate ao rei adversário, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável.
Regras do Xadrez. Cada oponente dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha). O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória.
A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. ... A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.
O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem duas. Um jogador consegue remover uma peça de seu oponente cada vez que ao colocar ou movimentar uma de suas próprias peças consegue formar uma linha (horizontal ou vertical) de 3 peças alinhadas da sua cor. Este alinhamento de 3 peças é chamado de "moinho".
Regras O tabuleiro possui 12 cavidades, seis em cada lado. Para começar, coloca-se três sementes em cada cavidade. Em seguida, um jogador tira todas as sementes de uma das seis cavidades do seu lado (na colheita) e as coloca nas casas seguintes, uma a uma, no sentido anti-horário.
Como Jogar Gamão
Movimentação das peças As peças desse jogador podem se movimentar vertical ou horizontalmente uma casa, desde de que não haja nenhuma peça no local. As peças não pulam casas vazias ou com peças, como o cavalo do Xadrez, sendo possível o movimento em apenas uma casa vazia por rodada.
Ordenar por
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Num primeiro momento é importante que os alunos falem sobre o que já sabem sobre o "Jogo de Trilha ou Jogo de Percurso". ... O objetivo deste momento é oportunizar, que os alunos vivenciem alguns jogos, além de verificarmos os conhecimentos que eles têm sobre o mesmo.
Objetivo do jogo: O jogo de Trilha ou Moinho consiste em colocar ou mover as peças de ma- neira a conseguir que três fiquem na mesma linha reta, ao que se domina MOINHO, e impe- dir os movimentos das pedras do adversário.
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar. Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas. Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente. Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.
O jogo de tabuleiro trilha mais antigo já encontrado até hoje conta com mais de 3.
Os jogos de Mancala possuem uma sequência de regras geral de jogo em comum de pegar todas as sementes de uma cavidade (a estratégia), então semear as sementes uma de cada vez de uma cavidade, e captura baseada no estado do tabuleiro.
Objetivo. O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente; algumas vezes se tenta vencer por meio do bloqueio de todos os movimentos do oponente.