Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.
Porque Mateus, sendo judeu se tornou um publicano, ou seja, um cobrador de impostos? ... Sendo que, este, era um ofício visto de forma pejorativa pelo povo judeu! Naquela época na Palestina, o sistema de cobrança de impostos era feito pelo sistema de arrendamento.
Origem. Matheus é uma variante do nome Mateus, este originado no hebraico Mattiyyah, chegou até à língua portuguesa através do latim Mattaeus. Significa "dom de Deus". Matheus é uma das formas que surge atualmente dos nomes que se traduziriam em português como Matitias ou Matatias.
Mateus, o evangelista, foi publicano e Zaqueu (publicano bastante conhecido por sua corrupção) também chegou a se converter. Rendeiro ou adjudicatário do Estado, encarregado da arrecadação de impostos. ... “A ordem dos publicanos.” Pessoas nesta ocupação foram odiosa entre os judeus, que é por isso que o Evangelho diz: “.
Zaqueu
Repartição onde se recebem impostos; coletoria.
Estende-se, ao norte, até as colinas de Golã e, ao sul, até a Faixa de Gaza, correspondendo aproximadamente à parte sul da Cisjordânia. Atualmente, a Judeia é considerada parte da Cisjordânia pelos árabes, enquanto para o governo israelense a região é a Judeia e a Samaria, excluindo Jerusalém Oriental.
Muitas pessoas sonham em viajar para a Terra Santa e conhecer de perto os lugares por onde Jesus passou. Eu também tenho este projeto: viajar a Israel e visitar Jerusalém, Belém, Nazaré, o Mar Morto, dentre tantos lugares que fazem parte da história do Cristianismo e da humanidade.
No Discurso da Missão, Jesus instrui os doze, listados em Mateus 10:2-3, a não levarem nenhum pertence quando viajarem de cidade em cidade para pregar.