Bolcheviques e Mencheviques são as duas correntes nas quais se dividiu o Partido Operário Social-Democrata da Rússia. As palavras “Bolchevique” e “Menchevique” vêm do russo e significam, respectivamente, maioria e minoria.
O governo dos Bolcheviques foi marcado pela centralização política e econômica, expansão do Estado, industrialização e militarização. A centralização política foi realizada tendo em vista o combate às dissidências, com perseguição aos defensores de modelos políticos considerados como "simpáticos" ao capitalismo.
Os Bolcheviques e Mencheviques na verdade foram duas correntes que se originaram com a repartição do POSDR (Partido Operário Social Democrata Russo). Esse grupo se desintegrou por causa da divergência de ideais entre as lideranças. Com a desintegração do POSDR, surgiu então os Bolcheviques e os Mencheviques.
Significado de Bolchevique adjetivo Refere-se ao bolchevismo, ao sistema político-social russo, comandado por Vladimir Lênin, implementado logo após a Revolução de 1917 e, posteriormente, definido como comunismo. ... Etimologia (origem da palavra bolchevique). Do russo bol'shevik "maioria".
verbo transitivo direto Fazer com que se torne estatal; passar para o domínio do Estado: estatizar o setor de transportes.
Centralização é um tipo de tomada de decisão, é a maneira como ela está situada no sistema hierárquico de uma empresa.
Centralização do poder é o fenômeno histórico e estrutural de uma sociedade em que o poder político passa da mão de um grupo maior para as mãos de um grupo menor, sendo o exemplo mais claro disto a decadência do modelo feudal e a ascensão dos Estados-Nacionais no final da Idade Média e início da Idade Moderna.
Centralização. A centralização dos documentos da instituição em um único lugar indica que, além dos arquivos serem transferidos para um único espaço físico, as atividades concernentes às rotinas administrativas do arquivo também serão centralizadas.
São desvantagens da gestão descentralizada: