O equilíbrio é o único preço onde quantidade demandada é igual à quantidade ofertada. A um preço acima do equilíbrio, como 1,8 dólar, a quantidade ofertada excede a quantidade demandada, então há um excesso de oferta.
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
A margem de contribuição é uma ferramenta gerencial que permite ver se a receita que sobra da venda dos produtos ou mercadorias é suficiente para cobrir os gastos fixos do negócio. É por meio dessa análise que se pode entender por que uma empresa que vende bem não consegue gerar lucro para os seus sócios.
Quando uma empresa aumenta a margem de contribuição dos produtos que vende, está diminuindo os custos e as despesas associados a cada produto e aumentando a quantidade de receita que cada produto gera. O resultado é a diminuição do seu ponto de equilíbrio.
Quando aumenta o custo fixo total: Há um aumento no ponto de equilíbrio que não pode ser compensado com o aumento do preço de venda Altera-se também a margem de contribuição O ponto de equilíbrio aumenta, em quantidade e valor, e o preço de venda se mantém constante O ponto de Equilíbrio não se altera Altera-se também ...
Análise de sensibilidade e incerteza é uma técnica de simulação que examina o quanto um resultado será alterado se os dados da previsão inicial não forem obtidos ou se alguma suposição fundamental for alterada.
Custos evitáveis são aqueles que deixarão de existir se o produto (ou o Departamento) for eliminado. Exemplos: Os custos de matérias-primas empregadas no produto; ... O custo de depreciação dos equipamentos específicos.
O Ponto de Equilíbrio Econômico é obtido através da equação PEE = PEC + CO, onde: