O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água. Chamamos de fitoplâncton o grupo formado por algas planctônicas e cianobactérias. Os animais, como crustáceos e larvas de insetos, chamamos de zooplâncton.
Ilha de Vaadhoo, Maldivas País asiático paradisíaco, as Ilhas Maldivas são um destino visitado por turistas do mundo todo que procuram suas praias de areia branca e água cristalina para relaxar e curtir a férias. Além disso, também é o destino perfeito para se deslumbrar com praias que brilham no escuro.
A bioluminescência está relacionada com a defesa e atração de parceiros de muitas espécies. Em fungos, alguns pesquisadores acreditam que ela seja apenas consequência do processo de obtenção de alimento por esses seres, outros afirmam que ela serve para atração de insetos que transportam esporos.
Parece que há luzes debaixo d'água, como uma piscina, mas na verdade é a bioluminescência provocada por um organismo unicelular. O incrível e preocupante efeito, conhecido como “mar brilhante”, já foi visto em lugares como a costa do Uruguai, Austrália e, recentemente, em Hong Kong, na China.
A espuma do mar se forma dessa maneira – mas em uma escala muito maior – quando o oceano é agitado pelo vento e pelas ondas. ... A água do mar contém sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas, poluentes e matéria orgânica e artificial, além de zooplânctons e fitoplanctons.
Talvez, a maioria das pessoas responderá que o mar é azul porque reflete a cor do céu. ... Por essa razão, conforme a luz visível penetra na coluna de água, os tons azulados não são absorvidos totalmente e refletem, fazendo-nos perceber o mar em sua cor característica.
Após 6 décadas, praia de Acapulco volta a brilhar com fenômeno natural raro (VÍDEO, FOTOS) ... No caso da água fosforescente de Acapulco, se trata de bioluminescência produzida por microalgas ou plâncton brilhante. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência, que ocorre devido a uma reação bioquímica de alguns organismos.
Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. ... O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que (olha só!) correspondem à luz vermelha.
O mar até reflete, um pouco, a cor do céu, mas ele não é azul por isso, e sim porque a luz azul não é absorvida pela água. ... “Essas microalgas apresentam como pigmento predominante a clorofila, que tem a cor verde. Por isso a água apresenta esse tom”.
As tonalidades azuis são uma ilusão criada pelo reflexo da luz ao atravessar a água transparente e bater na areia branca.
As águas do mar do caribe são azul turquesa devido sua limpidez e a coloração clara de suas areias. Segundo a física, quando a luz solar atinge as águas ela é refletida e parte dela penetra nas águas interagindo com suas moléculas.
A diferenciação de coloração entre as águas litorâneas do Brasil e do caribe dá-se devido a quantidade e tipos de sedimentos, detritos e organismos vivos que estão dissolvidos na água desses mares. Outro fator que também podem influenciar é a areia das praias.
Turquesômetro – as 10 praias mais turquesas do mundo!
Podemos dizer que a bela Maragogi tem o mar mais azul do Brasil. A região é um verdadeiro paraíso e atrai milhares de turistas todos os anos. Além da linda coloração do seu mar, recifes de corais espalhados por toda a costa e bancos favorecem a prática de mergulho, que é uma das suas principais atrações.
O mar mais bonito do Mundo - Varadero Beach
Copacabana
Confira só os melhores lugares para viajar no mundo: