EQST

Quem Era Cidado Na Antiguidade Em Atenas E Em Roma?

Quem era cidadão na antiguidade em Atenas e em Roma?

Resposta: ATENAS: apenas os homens nascidos na cidade filhos de pai e mãe atenienses, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo tinham direitos políticos. ROMA: apenas os patrícios eram considerados cidadões (Civitas).

Como era a democracia em Atenas?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Quais eram os excluídos da cidadania grega?

Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros. A atuação direta nos negócios públicos da polis estimulava a participação efetiva no governo. O cidadão grego era um sujeito político ativo. ... A Ágora era o lugar da vida política, de discussões e embates.

Quais os segmentos do povo ateniense não participaram na democracia de Atenas?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quem tinha direito político em Esparta?

Em Esparta os cidadãos (com direitos políticos) eram os Esparciatas ou Espartanos (descendentes dos dórios e militares), e os excluídos eram os Periecos (homens livres sem direitos) e os Hilotas (servos do Estado).

Quem trabalhava nas terras dos aristocratas de Atenas?

Resposta. Explicação: Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra. dessa maneira indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Quem tinha direitos políticos?

Resposta: Somente os homens filhos de pais e mães atenienses. Mulheres ,escravos e comerciantes estrangeiros não tinham qualquer direito político naquela época. ... Mulheres, escravos e estrangeiros não tinham qualquer direito político.

Quando surgiram os direitos políticos?

Foi a Revolução Francesa, iniciada em 1789, que questionou a igualdade dos homens e a possibilidade de cada indivíduo dar sua opinião e participar de decisões. Os Direitos Políticos envolvem um conjunto de regras que regulam a participação da população de um país no processo político do mesmo.

Como surgiu os direitos políticos?

Resposta. A origem dos direitos políticos partiu dos movimentos populares dos trabalhadores. Eles se organizaram para defenderem seus interesses, perceberam que a política influencia a vida da sociedade. Começaram a se conscientizar que a participação politica dos cidadãos era importante para assegurar seus direitos.

Como as pessoas participam da vida política?

Eles são responsáveis por tomar as decisões sobre os rumos do País, ao sugerir e aprovar leis e executar políticas públicas, por exemplo. Já a democracia direta pressupõe a participação efetiva do povo. Cada cidadão terá voz e poder para decidir sobre determinado assunto.

Qual é o papel do cidadão na política?

É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

Como o cidadão pode participar das políticas públicas?

Participação social é direito. Está na Constituição. Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

Como a população pode participar das políticas públicas?

Além das formas tradicionais de participação na política partidária (como candidatar-se a um cargo eletivo, filiar-se ou apoiar um partido político), é possível participar de um conjunto de espaços de participação social garantidos por lei, ou até mesmo criar novas formas e estratégias para influenciar as políticas e ...