O 0902 – Treinamento sobre Correta Utilização e Limitações do EPI tem como objetivo instruir e conscientizar os colaboradores quanto a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção individual bem como suas limitações, o treinamento é aplicado por profissional legalmente habilitado conforme o padrão ...
4 horas
Define o treinamento para todos os funcionários sobre às técnicas básicas de primeiros-socorros. A carga horária é de 4 a 8 horas e deve ser feito anualmente.
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.
CLT, em caráter geral, obriga o empregador a fornecer a seus empregados, os equipamentos adequados para neutralizar ou elidir os riscos das atividades e, ainda, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é toda ferramenta ou produto, que tem por finalidade garantir a saúde e proteção do trabalhador, evitando assim consequências graves caso este sofra algum tipo de acidente em seu posto de trabalho.
Em primeiro lugar, vamos entender quais são os principais Equipamentos de Proteção Individual a serem utilizados pelos profissionais de um hospital.
Relação de EPIs para Enfermeiros na Pandemia
Quanto aos EPC´s e EPI´s, podemos afirmar: a) são considerados EPC´s: luvas, botas e capacetes; b) é considerado EPI o aterramento elétrico; c) cabe ao empregado responsabilizar-se pela manutenção periódica; d) são os instrumentos que tem por finalidade evitar ou amenizar riscos de acidentes; e) cabe ao empregador ...
Deve-se estar de acordo com estes principais pontos para a escolha correta do EPI: O grau de proteção exigido para a atividade; A adequação do equipamento quanto a situação de risco apresentada para os trabalhadores (praticidade e manutenção);
Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
Qual o objetivo do EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)? Identifique a alternativa INCORRETA: a) Preservar a integridade física de terceiros presentes no ambiente de trabalho. ... e) São dispositivos de proteção que abrangem o menor número possível de indivíduos no ambiente de trabalho.
De acordo com a norma regulamentadora (NR) que trata de EPI, esse tipo de equipamento é destinado a evitar acidentes no trabalho. Acerca de equipamentos de proteção individual (EPI) ou coletiva (EPC), julgue os itens subsequentes. Não é recomendado o uso de EPI para atender a situações de emergência.
O uso de EPI é indispensável para a segurança de profissionais e pacientes em acidentes onde haja a possibilidade de contaminação por produtos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). Entre esses Equipamentos de Proteção Individual estão luvas, capacetes, bota, casacos, capas e máscaras.
Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa. ... Sendo assim, suponhamos que o funcionário não tenha utilizado o EPI.