General Motors Alfred Sloan
Esse conceito surgiu entre 1929 e 1930, tendo como pano de fundo a Grande Depressão, e visava incentivar um modelo de mercado baseado na produção em série e no consumo, a fim de recuperar a economia dos países naquele período - algo parecido ao que ocorre nos dias de hoje, em que o crédito é facilitado e os governantes ...
A obsolescência programada faz parte de um fenómeno industrial e do mercado de consumo surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como “cartelização”. ... A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan.
Algo que, por sua vez, estimula a produção. Eletroeletrônicos, assim como diversos outros bens e produtos, usam recursos do planeta para serem produzidos. E, como se não bastasse, a troca de equipamentos faz com que os “velhos” precisem ser descartados, gerando um alto volume de lixo.
O que é obsolescência programada?
Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.
Obsolescência programada é a fabricação de produtos com um período determinado de funcionamento. Celulares e computadores modernos ficam obsoletos e param de funcionar em poucos anos. ... As consequências deste processo são o consumismo desenfreado, pois o consumidor deve trocar seu produto em pouco tempo.
Como evitar a obsolescência programada
Para diminuir os efeitos ambientais podem praticar a reciclagem, para impedir que a obsolescência programada aconteça em primeiro lugar podem comprar apenas produtos que sejam construídos para durar, desestimulando economicamente a prática.
Os brasileiros buscam, cada vez mais, novos modelos de aparelhos e contribuem para o crescimento do consumo exagerado. É muito comum ouvir que aparelhos eletrônicos, principalmente os mais atuais, possuem sua vida útil reduzida por conta de “ajustes” feitos propositalmente nas fábricas.
Pode haver várias vertentes de pensamentos e opiniões sobre esse assunto, porém a relação mais comum entre consumo e felicidade é aquela relacionada ao prazer, geralmente momentâneo, de suprir um desejo de compra ou de necessidade de algum bem ou objeto.
A obsolescência perceptiva (ou obsolescência percebida) ocorre quando um produto ou serviço, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem.
A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...
O termo obsolescência programada associado a vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. Segundo o filme A História das Coisas, obsolescência programada é outra forma de dizer "criado para ir para o lixo".
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
Significado de Obsolescência substantivo feminino Estado do que está prestes a se tornar inútil, ultrapassado ou obsoleto; processo pelo qual algo passa até se tornar antigo ou ultrapassado.
Obsolescência significa o processo ou o estado daquilo que se torna obsoleto, ultrapassado ou que perde a utilidade. ... A obsolescência está associada, por exemplo, ao mercado tecnológico, pois constantemente aparecem novos equipamentos mais atrativos, mais rápidos, mais econômicos, mais práticos ou mais modernos.