O pericárdio é um saco fibrosseroso de parede dupla que envolve: o coração. o fluido pericárdico. as raízes dos grandes vasos.
O derrame pericárdico é normalmente consequência de uma inflamação do pericárdio, conhecida como pericardite, e isso pode acontecer devido a infecções por bactérias, vírus ou fungos, doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou lúpus, hipotireoidismo, uso de medicamentos para controlar a pressão alta, ou devido ao ...
O tamponamento cardíaco é uma emergência médica em que há acúmulo de líquido entre as duas membranas do pericárdio, que são responsáveis pelo revestimento do coração, o que gera dificuldade para respirar, diminuição da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca, por exemplo.
No trauma torácico fechado, o pneumotórax simples ocorre pelo escape de ar para o espaço pleural através de uma injúria pulmonar subjacente, causando um colapso gradual do pulmão ipsilateral, sem que ocorram deslocamentos mediastinais.
O traumatismo (do grego traûma: "ferida") é uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo. O termo "traumatismo" refere-se às consequências locais e gerais do trauma para a estrutura e o funcionamento do organismo.
Causas. Causas comuns de traumatismo craniano são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas.