Em 1923, o físico-químico norte-americano Gilbert Newton Lewis desenvolveu a sua teoria ácido-base, a qual é bastante eficaz na classificação de um grupo em ácido ou base. De acordo com Lewis: Ácido de Lewis: é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons; Não pare agora...
A ionização dos ácidos é um fenômeno de produção de íons que ocorre quando essas substâncias se dissolvem em água e produzem muitos, moderadamente ou poucos íons.
Essa teoria foi criada em 1923 de maneira independente pelo químico dinamarquês Johannes Brønsted e pelo químico inglês Thomas Lowry. Ela se baseia na transferência de prótons, que é o íon hidrogênio H+(aq), entre ácidos e bases. Veja: * Ácido é toda espécie química capaz de doar um próton (H+(aq)).
Os sais são compostos químicos formados por ação de um ácido sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros iões positivos.
Óxidos são substancias que possuem oxigênio ligado a outro elemento quimíco, eles são compostos binários , isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono). ...