A língua portuguesa chegou ao Brasil com a colonização e o tupi, junto ao português, eram tidos como línguas gerais da época. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.
Em Portugal, onde já se falava Português há alguns séculos, a Gramática da Linguagem Portuguesa que Fernão de Oliveira pulicou em 1536, e a Gramática da Língua Portuguesa (1540), de João de Barros, são as primeiras gramáticas do Português, escritas em Português.
Auto de Partilha
Primeiras gramáticas Escrita por Fernão de Oliveira, presbítero secular e professor de retórica em Coimbra, a primeira gramática portuguesa escrita de que se há notícia chama-se Grammatica da lingoagem Portuguesa data do século XVI e foi publicada em Lisboa, em 1536, por ordem de D. Fernando de Almada.
Os portugueses também chiam no “s”. Até o século passado, a cidade de São Paulo falava o dialeto caipira, característico da região de Piracicaba. A principal marca desse sotaque é o “r” muito puxado.