EQST

O Que Teste De Schiller Iodo Positivo?

O que é teste de Schiller iodo positivo?

O teste de Schiller é considerado positivo quando uma área do colo uterino não fica corada com o iodo (lugol), sugerindo a presença de células atípicas. O teste de Schiller negativo ocorre quando todo o cérvix uterino se cora de marrom, evidenciando a presença de tecido rico em glicogênio e, portanto, saudável.

O que é cistos de Naboth e orificios glandulares?

Definição: Cisto cheio de muco, comumente observado na superfície do colo uterino. Causas, incidência e fatores de risco: As glândulas mucosas (glândulas de Naboth) no colo uterino podem ficar cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou passagem da glândula.

O que significa Teste de Schiller positivo e iodo negativo?

O que é um teste de Schiller positivo Neste caso o resultado do Teste de Schiller é NEGATIVO. Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO. Resumindo: Um Teste de Schiller NEGATIVO, é um colo iodo positivo, SEM DOENÇA.

O que é JEC 1 na colposcopia?

Olá! JEC é a abreviatura da Junção Escamo-colunar. Quer dizer o seguinte: local onde o epitélio que recobre a vagina e o colo do útero, encontra com o epitélio colunar, que reveste o útero e o colo do útero por dentro.

O que é JEC tipo 1?

ZT tipo 1 é completamente ectocervical e completamente visível, de pequena ou grande extensão. A ZT tipo 2 tem componente endocervical completamente visível e pode ter componente ectocervical de pequena ou grande extensão.

O que significa células da JEC presentes?

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais (representativas da JEC) tem sido considerada indicador de qualidade da coleta. Pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero.

O que é JEC em ginecologia?

A JEC é a junção dos epitélios do canal do colo do útero e da vagina. Dentro do canal encontra-se o epitélio cilíndrico ou glandular (que produz muco) e na vagina o epitélio escamoso (revestimento da vagina). Neste local ocorre a maioria dos cânceres de colo e das lesões pré-cancerígenas.

Qual a importância da JEC?

Uma das regiões dessa estrutura é a JEC (junção escamo-colunar) que compreende o local em que o epitélio ectocervical encontra o endocervical. Essas subestrutura possui grande importância para os estudos neoplásticos, pois é a origem de muitas lesões celulares como, por exemplo, o câncer do colo do útero.

O que é presença de células da junção Escamo-colunar?

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamo-colunar (JEC), tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de as mesmas se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de útero4.

Qual a importância da junção Escamo colunar?

A importância do encontro de células colunares endocervicais está na afirmação de que a JEC foi alcançada durante a colheita do material. Isto é muito importante, pois é nesta localização que incide com maior freqüência o tipo histológico mais comum de câncer do colo uterino: o carcinoma de células escamosas.

O que significa escamoso no exame preventivo?

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

O que é negativo para lesão intraepitelial e malignidade?

Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade Essa categoria significa que não foram encontradas sinais de câncer, pré-câncer ou outras anormalidades significativas.

O que é positivo para malignidade?

É a característica de uma lesão que a classifica como câncer, ou seja tem crescimento descontrolado e invade os tecidos próximos podendo também enviar células que se implantam em tecidos distantes.

O que é lesão intraepitelial?

As Lesões Intraepiteliais ou NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), antigamente conhecida como displasia do colo do útero, são uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo.

O que é malignidade na amostra examinada?

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase.

O que é malignidade?

[ Medicina ] Condição do que é maligno, do que é nocivo e pode provocar a morte (ex.: massa sem sinais de malignidade). [Por oposição a benignidade.]

O que quer dizer ausência de sinais de malignidade?

O termo ausência de malignidade quer dizer que na amostra examinada não foram encontrados células ou outras características sugestivas de câncer.

O que quer dizer ausência de células Neoplasicas malignas?

A ausência de neoplasia em um resultado de biópsia indica que não foram encontrados sinais de tecidos com crescimento irregular (tumor) na amostra que foi coletada. A neoplasia consiste em uma proliferação considerada anormal, autônoma e sem controle de um determinado tecido corporal, que recebe o nome de tumor.

Quando o resultado do exame vem ausência significa oq?

A ausência de células endocervicais no esfregaço indica que a junção escamo-colunar (JEC) não foi amostrada. O patologista (laboratório) deve classificar esta amostra como inadequada e o profissional de saúde deve sempre efetuar nova coleta.

O que significa a palavra ausente em um exame?

Se no seu exame de urina rotina, está descrito cristais amorfos: ausente, significa que esta característica do seu exame está normal. No entanto, não é possível concluir nada apenas com o resultado de um exame, sem o médico conhecer a história e exame físico do paciente.

O que é cristais ausentes?

Os cristais encontrados na urina são formados por uratos amorfos sendo formados por uma precipitação de sais na urina diante mudanças no pH ou temperatura. Os cristais são comumente encontrados em urinas que possuem um pH mais ácido e quando estão em grande quantidade indicam problemas renais, como pedras nos rins.

O que quer dizer cilindros ausentes?

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação. A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica.

Como saber se o exame de urina está normal?

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:

  1. pH: 5,5 e 7,5;
  2. Densidade: de 1,005 a 1,030.
  3. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Como detectar infecção de urina no exame?

Os principais exames feitos para detectar a infecção urinária são:

  1. Exame de urina: é o mais comum e rápido. ...
  2. Cultura de urina: a amostra de urina geralmente é submetida a uma análise no laboratório, onde irá cultivar a bactéria, para identificar o tipo e os antibióticos mais eficientes contra ela.

Quais doenças O exame de urina detecta?

O exame da urina detecta quais doenças?

  • Desidratação. A desidratação, por exemplo, é uma condição na qual o organismo tenta poupar água, de modo que esta é liberada em menor quantidade na urina. ...
  • Infecções urinárias. Já as infecções urinárias podem ser dos tipos baixa ou alta. ...
  • Diabetes. ...
  • Cálculos renais.

É possível detectar DST em exame de urina?

O exame de urina não serve para diagnosticar DST. O ideal é você procurar atendimento especializado para avaliação clínica e laboratorial adequada.

O que o exame de urina tipo 1 detecta?

Urocultura ou cultura de urina Embora o exame de urina tipo 1 possa identificar a presença de infecções, somente esse tipo de teste consegue apontar com exatidão qual tipo de bactéria está provocando o problema, informação importante para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.

O que pode causar alteração no exame de urina?

Cor da urina As alterações na cor da urina, normalmente, são provocadas pela quantidade de água ingerida, isto é, quando se bebe mais água durante o dia a urina é mais clara, já quando se bebe pouca água a urina é mais escura.